Os truques que os supermercados usam para o fazer comprar mais

Tudo o que está no supermercado parece aleatório e ao acaso, mas tudo tem um propósito: Fazer com que compre mais!


Desde as luzes, as cores, o tamanho dos corredores, o som, a alteração das prateleiras, o modo como estão colocados os produtos, tudo conta para um único objetivo: fazer com que você passe mais tempo no supermercado e gaste mais dinheiro! Estes são os truques que os supermercados usam, e devem ser partilhados:

1. A música ambiente

A música que houve enquanto está a fazer as suas compras é escolhida a dedo! Foram feitos estudos que comprovam que a música influência o seu tempo no supermercado. Uma música mais calma faz com que as pessoas percam mais tempo e gaste mais dinheiro no supermercado.

2. Perder a noção do tempo

No supermercado não há janelas para que possa ver o sol lá fora. E também não tem relógios em nenhum lado. Isto é um pequeno truque para que perca um pouco a noção do tempo e faça as compras com mais calma.

3. Localização dos produtos

Os produtos de primeira necessidade (leite, carnes, frutas, legumes, ovos, etc), normalmente encontram-se no final do supermercado. Porquê? Para obriga-lo a percorrer toda a loja até chegar a esses produtos. Enquanto percorre a loja, é sempre incentivado a levar algo mais.

4. Largura dos corredores

Os corredores interiores, onde se encontram os produtos, cada vez estão mais estreitos. Isto tem um propósito, e não é aproveitamento de espaço! A ideia é que com vários carrinhos a passar no corredor, vai haver um congestionamento. Desta forma os consumidores abrandam a sua marcha e acabam por observar os produtos com mais detalhe, incentivando à compra.

5. O piso

Já reparou que em quase todas as superfícies comerciais e supermercados, o chão é aos "quadrados"? Este tipo de chão faz com que haja juntas entre cada quadrado, e o carrinho das compras ao passar nessas juntas faz barulho. O próprio barulho é pensado. Estudos indicam que quanto mais ruído existir, menor é a velocidade com que se move. Assim, este barulho convida-o a abrandar o passo.

6. Reorganização da loja

Já aconteceu conhecer bem o supermercado e saber onde está tudo, certo? Num belo dia chegou ao supermercado e tudo estava trocado, certo? A ideia não é melhorar a loja (até pode ser, mas não é a ideia principal). O motivo desta reorganização, é baralhar e trocar as suas ideias, de forma a que tenha que voltar a percorrer toda a loja para encontrar o que deseja, e assim visualizar um maior número de produtos.

7. Altura dos produtos

Os produtos mais caros, ou que geram mais lucro para a loja, geralmente estão ao nível dos olhos. Se procura preços mais baixos olhe para cima ou para baixo da linha dos olhos. Quando a ideia é despertar o interesse das crianças, as superfícies comerciais colocam esse tipo de produtos mais abaixo (visto serem mais pequenas).

8. O truque do 9

Já viu que todos (ou quase todos) os produtos custam qualquer coisa ,99, certo? 0,99€; 1,99€; 2,99€... Por aí fora. Sim, é Marketing, mas foram feitos inúmeros testes e estudos para entender que o consumidor, ao observar o número 99, arredonda o valor do produto para baixo. Muitos estudos revelaram que terminar o valor dos produtos em ,99 aumentou os volumes de venda em mais de 25%. Desde então, virou moda!

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