5.200 Eur - Dá para viver com este salário na Suiça?

6.000 francos suiços equivalem a mais ou menos 5270 euros. Será este um valor razoável para se viver na Suiça? - Descubra tudo aqui!

Vamos analisar com mais detalhe o custo de vida dos suíços com base na pesquisa de orçamentos familiares  pelo Departamento Federal de Estatísticas (BFS, na sigla em alemão).

Vamos seguir o caso de um Sr. A, que seja técnico administrativo e tenha um salário de 6.250 francos suiços (5.450 euros). Este valor não é fixo, depende da região da Suiça onde se encontra, é uma média para a profissão em questão. Este é um valor bastante bom para quem está habituado aos ordenados praticados em Portugal. Mas será que é realmente suficiente na Suiça?

Providência profissional, aluguer e impostos


Chegou ao fim do mês e o Sr. A irá receber 6.250 francos na sua conta bancária. Desse valor, 550 francos são descontados para a previdência, seguro-desemprego, seguro-acidente e o chamado "segundo pilar", que é a previdência privada. No final, irá sobrar cerca de 5.700 francos.

Mas ainda há mais a pagar! O Sr. A deverá também pagar os seus impostos. Ao contrário de muitos outros países, esses impostos não são deduzidos diretamente do salário, mas sim cobrados posteriormente. No seu caso, será de 850 francos por mês.

Os custos de habitação também têm um peso importante nas despesas: aluguer, eletricidade, aquecimento, água, taxa de lixo e mais outras, fazem com que as despesas mensais sejam aproximadamente 1.250 francos se o apartamento alugado for pequeno. Mas se a pessoa quer uma casa um pouco maior, então é preciso acrescentar uns 500 francos. Quem vive nas grandes cidades como Zurique e Genebra podem pagar valores de 2.000 francos por mês por um simples apartamento T2.

Seguro de Saúde


Este é obrigatório na Suiça! Também é um valor a ter em conta, pois é uma boa fatia do orçamento mensal. Em média, uma pessoa na Suiça gasta 330 francos por mês. Se essa pessoa for casada, a soma se multiplica por dois. Por cada filho com até 18 anos de idade é preciso também pagar o seguro, porém um valor menor. Uma família com duas crianças gasta aproximadamente por mês pouco mais de 1000 francos com o seguro de saúde.

Em relação a outros seguros, vamos considerar apenas o mínimo: seguro de responsabilidade civil por danos (obrigatório em alguns casos) e seguro de carro, que somam umas boas centenas de francos.

Na lista de despesas fixas ainda entram as telecomunicações. Entre a taxa de rádio e televisão (obrigatória na Suíça), assinatura de televisão a cabo ou satélite, ou ainda os serviços de telefonia fixa e móvel, a conta soma aproximadamente 150 francos por mês.

Outras despesas


Depois das despesas anteriores todas pagas, sobram aproximadamente 3.000 francos na conta do Sr. A. Nada mau... Mas! o Sr. A também tem que pagar despesas de transporte, que podem ser em média (entre combustível, amortização do veículo, consertos, passes de comboio ou autocarro) a 460 francos por mês.

Para além disso, o Sr. A também precisa de comer, e por isso, tem despesas de supermercado! E atenção, supermercado na Suiça é muito mais caro que em outros países da Europa! O preço da carne, por exemplo, é 152% mais elevado do que a média dos países da União Europeia.

Também é necessário comprar algumas roupas, que naquele país também são mais caras (aproximadamente 30% superior).

Segundo os dados do Departamento Federal de Estatísticas, uma pessoa gasta em média 450 francos em alimentos e bebidas, 130 em roupas e calçados e 300 em móveis e artigos de limpeza e higiene pessoal.

Resumo do Orçamento

Para fazer o cálculo foi utilizada a pesquisa de orçamento doméstico realizado pelo Departamento Federal de Estatísticas. Para simplificar a leitura, os números foram arredondados.

No final vão sobrar 850 francos suiços ao Sr. A, que corresponde a aproximadamente 740€. É bom? Sim, é! Mas para o custo de vida na Suiça, pouco pode fazer com eles, mas ao fim de algumas poupanças, se não tiver dívidas e manter um custo de vida com poucos luxos, consegue poupar valores consideráveis.
Salário bruto6.250
Seguro profissional550
Impostos850
Gastos com moradia1.200
Seguro de saúde330
Outros seguros100
Telecomunicações150
Transportes460
Outras despesas sanitárias180
Alimentos e bebidas450
Calçado e roupas130
Móveis, produtos do beleza e higiene300
Restaurantes e diversão700
Quanto sobra?850
Este artigo foi adaptado do artigo original no site www.swissinfo.ch – O portal suíço de notícias e informações, em dez idiomas.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.