Descoberta surpreendente! Trabalhar por turnos é prejudicial para a saúde - Garante um estudo Europeu

"Trabalhar por turnos destrói o cérebro", esta foi a conclusão de um estudo realizado pela universidade de Toulouse (França) e de Swansea (Reino Unido).

Este estudo, publicado na revista especializada "Occupational and Evironmental Medicine", concluiu que os horários irregulares de trabalho destroem algumas capacidades cognitivas levando a um envelhecimento acentuado e precoce do cérebro.

No trabalho realizado foram analisados um grupo de indivíduos que trabalhavam em regime de turno (rotatividade entre manhãs, tardes e noites, de forma irregular) durante 10 anos, que se reformaram em 1996, 2001 e 2006. Estes indivíduos foram comparados com outros trabalhadores com horário regulares e que terminaram a sua atividade profissional nos mesmos períodos dos anteriores.

O primeiro grupo (com horários irregulares), apresentaram problemas de memória, incapacidade de processamento rápido de informação e deterioração geral das capacidades cerebrais, quando comparados ao grupo seguinte (com horários de trabalho regulares).

Os autores deste estudo realçaram ainda nas conclusões deste estudo, que os danos atingem não só estes trabalhadores, como a sociedade. Na opinião dos investigadores, nesta situação, a segurança no trabalho é posta em causa!


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.