Saiba como negociar o salário na entrevista de emprego (Há Truques)

Não concorda com o salário que lhe oferecem e quer negociar outro valor? Saiba a melhor forma de fazê-lo!


Receber uma proposta de emprego é, para quase todos os casos, um motivo de comemoração. Contudo, não nos devemos sujeitar a "qualquer coisa", fazendo com que as entidades patronais se aproveitem do nosso trabalho, enquanto damos o nosso melhor e temos consciência que valemos mais do que aquilo que nos querem fazer valer.

A empresa JDP realizou um estudo e concluiu que 41% dos candidatos negoceiam todas as ofertas de emprego. Lisa Rangel, escritora de currículos executivos aconselha também que «Deve negociar sempre o salário. É algo que os grandes empreendedores fazem. Não esperam para receber um óptimo salário, pedem e apresentam provas de que merecem.»

«Embora falar sobre salários possa ser desconfortável, é importante fazê-lo», defende Janelle Bieler, vice-presidente sénior da Adecco. «Ser honesto quanto às expectativas salariais vai garantir que o seu novo empregador está em sintonia e que o contrato de trabalho é um bom compromisso para ambas as partes.»

Assim, o site Fast Company, resolveu escrever algumas dicas que empresários utilizam para negociar o salário.

1) Faça uma pesquisa
Paula Sorbera, presidente da Alliance Consulting, realça que «Uma boa negociação salarial começa no primeiro minuto da primeira entrevista para o colaborador». Sugere que se descubra há quanto tempo a empresa está à procura, que tipo de rotatividade tiveram no cargo e porquê, e quão urgente é a contratação. Se for o candidato que procuram e conhecer bem a empresa, isso pode dar-lhe uma vantagem na negociação.

Adicionalmente, Lisa Rangel aconselha a procurar (na internet ou junto de amigos ou conhecidos da mesma profissão), a faixa salarial do mercado para o cargo em questão.

2) Conheça o seu valor
Associe o valor do salário que está a pedir ao impacto que causará na empresa de maneira quantificável e, em seguida, equacione o seu pedido de salário. Ajude o empregador a ver que está a fazer um excelente negócio no que diz respeito ao retorno do investimento», diz Jen Hwang, directora aplicação tilr.

Will Bachman, co-fundador e sócio-gerente da Umbrex, aconselha ainda a ponderar  outros pontos «Que outras opções tem? Qual é o salário mais baixo que aceita? Que aspectos do pacote de emprego, além do dinheiro, são importantes para si?»

3) Considere a primeira oferta apenas como ponto de partida 
Não aceite a primeira oferta logo no primeiro instante. Poderá até ser essa a sua escolha, mas não aceite no mesmo minuto em que a receber.  «Formule uma contra-proposta para ver se pode melhorar a oferta», aconselha Charlotte Westerhaus-Renfrow, professora da Universidade do Indiana.

Quando pedir um salário superior, «não cometa o erro que muitos cometem ao dizer que é a melhor pessoa para o cargo. Entre na entrevista preparado para esta pergunta, não apenas com uma quantia, mas também com as razões e evidências exactas de que merece mais», alerta Lisa Rangel.

E não tenha medo de ganhar tempo. «Quando fizerem uma oferta por telefone, agradeça e informe que vai pensar e discutir com seus consultores de confiança. Não há vantagens em responder em tempo real», refere Michael Solomon, co-fundador dos representantes de negociação salarial 10x Ascend.

4) O salário não é apenas o dinheiro
Deve considerar também outros componentes não diretamente relacionados com o valor em dinheiro que irá receber «Um empregador pode ter um limite rígido de salário, mas tem mais flexibilidade no número de dias de férias. Um colaborador em potencial que obtém uma semana extra de férias ganha um aumento efectivo de 2% no salário por dia trabalhado», diz Will Bachman.

E se a tentativa de pedir um salário mais justo e que se enquadre com o seu valor, não funcionar, não desanime «Considere quais os aspectos da cultura do trabalho são importantes para si e priorize-os. Pode solicitar um horário de trabalho flexível ou negociar oportunidades de desenvolvimento profissional. Perguntar sobre oportunidades de desenvolvimento profissional mostra ao empregador que está disposto a fazer o trabalho necessário para obter esse aumento salarial no futuro, além de se aperfeiçoar profissionalmente», diz Janelle Bieler.

Se por outro lado, a entidade patronal tiver um limite rígido para salário inicial, e não aceitar, nunca, subir esse salário para novos funcionários, considere negociar uma renovação para o futuro.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.