Ministério da Educação vai entregar 100mil computadores aos alunos

No passado dia 11 de Setembro, o Ministério da Educação emitiu um comunicado acerca do processo de universalização da escola digital.


Este processo de universalização da escola digital vai permitir aos alunos do terem acesso a um computador, já no 1.º período letivo, sendo que existem mais de cem mil disponíveis para este plano. No comunicado emitido, é revelado que "A primeira fase do processo de universalização da escola digital está em curso, incluindo o acesso e a utilização de recursos didáticos e educativos digitais, e conta, já no 1.º período letivo, com a disponibilização de 100 mil computadores".

A entrega dos equipamentos informáticos vai ser feita de acordo com várias prioridades. Os primeiros alunos a receber os ditos computadores, serão aqueles que se encontram abrangidos no âmbito da Ação Social Escolar. Os computadores entregues também vão ser de diferente tipologia tendo em conta o ciclo de ensino. Os diversos equipamentos vão ainda ter acesso à internet por banda larga móvel.

A universalização da escola digital, que faz parte do Programa de Estabilização Económica e Social com um investimento total de 400 milhões de euros. Este programa tem como objetivo chegar a todos os docentes e alunos de escolas públicas e será cumprido de forma faseada.

Ainda no comunicado emitido pelo Ministério da Educação, está informado que este programa pretende construir várias vertentes, tais como: i) diagnóstico do nível de competência dos professores de forma a permitir direcionar o programa para a sua formação e capacidade; ii) formar formadores para permitir capacitar o maior número de professores; iii) criar planos de transição digital para cada agrupamento escolar; iv) criar o "Embaixador Digital" para dinamizar a implementação dos planos de transição digital locais; v) desmaterializar os manuais escolares.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.