Biblioteca Nacional de Portugal abriu procedimento concursal e o salário é de 2996,21€ mais Suplemento Mensal: 312,14€

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), localizada na Cidade Universitária de Lisboa, é a depositária do maior património bibliográfico de Portugal.



A biblioteca foi criada por alvará de 29 de Fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, tendo como objetivo o acesso do público geral ao seu acervo, desta forma contrariando a tendência europeia da época de disponibilizar apenas para sábios e eruditos os tesouros manuscritos e impressos da sua Biblioteca Real.

A sua localização no lado poente do jardim do Campo Grande e o projeto arquitetónico foram aprovados pelo governo de António de Oliveira Salazar, devido à exiguidade do Convento de São Francisco, onde se encontrava. A arquitetura deste edifício de raiz é da autoria de Porfírio Pardal Monteiro e de grande modernidade para a época. A Torre de Depósitos, com 13 pisos , é feita de betão armado e dotada de monta-livros assim como de instalação pneumática para receção de requisições. Foram integrados elementos com desenho vanguardista, como o recreio circular do pátio central exterior, para apoio a um infantário, existente entre 1974 e 2007. A transferência dos materiais para o edifício atual ocorreu em 1969 e a inauguração do novo espaço, ocorreu no dia 10 de abril.

A ampliação e remodelação da Torre de Depósitos, que lhe acrescentou 6 300 m², ocorreu entre 2008 e 2011, tendo ainda a remoção de importantes quantidades de amianto sido efetuada nesse período.


Conteúdo Funcional:

  • Direção de Serviços Bibliográficos Gerais 
  • Coordenar os Serviços da Agência Bibliográfica Nacional e de Coleções do Fundo Geral, compreendendo as funções de gestão biblioteconómica e de serviços ao público leitor e profissional; orientar projetos de renovação tecnológica dos serviços, em aplicações de uso profissional e sistemas de informação bibliográfica destinados ao público, incluindo aspetos de gestão e reutilização de dados e colaboração na preparação e difusão de normas.

Habilitação Literária:

  • Licenciatura
  • Descrição da Habilitação:Ciências Sociais e Humanas, pós-graduada Ciência da Informação ou equivalente, área de bibliotecas


Perfil:

  • Ser possuidor de competência técnica e experiência nas áreas do cargo a prover, incluindo conhecimentos na área de tecnologias de informação em bibliotecas; ser detentor de capacidade de desenvolvimento de trabalhos e coordenação de atividades multidisciplinares e de gestão de mudanças organizacionais e técnicas; possuir capacidades superiores de comunicação escrita e oral, em português e inglês, e facilidade de comunicação interpessoal e pedagógica.

Métodos de Seleccção a Utilizar:

  • Avaliação Curricular e Entrevista Pública, podendo o Júri considerar que nenhum dos candidatos reúne condições para ser designado, de acordo com o disposto no n.º 7 do artigo 21.º da Lei n.º 2/2004.

Candidaturas:

  • Todas as informações poderão ser consultadas aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.