"Trabalhar por turnos destrói o cérebro" - Garante um estudo Europeu

"Trabalhar por turnos destrói o cérebro", esta foi a conclusão de um estudo realizado pela universidade de Toulouse (França) e de Swansea (Reino Unido).


Este estudo, publicado na revista especializada "Occupational and Evironmental Medicine", concluiu que os horários irregulares de trabalho destroem algumas capacidades cognitivas levando a um envelhecimento acentuado e precoce do cérebro.

Os autores deste estudo realçaram ainda nas conclusões deste estudo, que os danos atingem não só estes trabalhadores, como a sociedade. Na opinião dos investigadores, nesta situação, a segurança no trabalho é posta em causa!

No trabalho realizado foram analisados um grupo de indivíduos que trabalhavam em regime de turno (rotatividade entre manhãs, tardes e noites, de forma irregular) durante 10 anos, que se reformaram em 1996, 2001 e 2006. Estes indivíduos foram comparados com outros trabalhadores com horário regulares e que terminaram a sua atividade profissional nos mesmos períodos dos anteriores.

O primeiro grupo (com horários irregulares), apresentaram problemas de memória, incapacidade de processamento rápido de informação e deterioração geral das capacidades cerebrais, quando comparados ao grupo seguinte (com horários de trabalho regulares).



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.