Presidência do Conselho de Ministros está a procurar gestores e outros (12º ano de escolaridade)

Procedimento Concursal por Mobilidade Interna.



A Presidência do Conselho de Ministros (PCM) é o departamento central do Governo de Portugal. Tem por missão prestar apoio ao Conselho de Ministros, ao Primeiro-Ministro e aos demais membros do Governo aí organicamente integrados e promover a coordenação interministerial dos diversos departamentos governamentais. A PCM é equiparada a um ministério diretamente chefiado pelo primeiro-ministro, na sua qualidade de presidente do Conselho de Ministros.

Na Presidência do Conselho de Ministros, estão normalmente integrados - quando existem - os vice-primeiros-ministros, os ministros de Estado, os ministros sem pasta e os ministros encarregados de matérias específicas mas que não tutelam nenhum ministério. Tal como os outros departamentos do Governo, a PCM integra também secretários e subsecretários de Estado, uns dependentes dos seus vários ministros e outros diretamente dependentes do primeiro-ministro. Poderá consultar os procedimentos aqui.


Ao posto de trabalho a preencher, correspondem as funções de gestor.
  • O gestor integra funcionalmente a área financeira, i.e. a Divisão Financeira (DivFin) e tem como missão conhecer e acompanhar os gabinetes e entidades à sua gestão, assumindo-se como a primeira linha de contacto com os interlocutores operacionais das respetivas entidades, garantindo todos os registos contabilísticos em sistema.
  • Para o efeito, é expectável que o gestor conheça não apenas a realidade orçamental, a todo o momento, das entidades à sua gestão, mas também os respetivos documentos previsionais e estratégicos de modo a compreender e acomodar as especificidades das entidades e gabinetes ao seu cuidado.
  • De igual modo, em estreita articulação com o responsável da equipa que integra, o gestor é o primeiro responsável por garantir a celeridade, tempestividade e correção dos registos orçamentais. Para o efeito, assumem particular relevância o tempo de emissão dos cabimentos, o tempo de registo e pagamento de faturas, a preparação e negociação das propostas de alteração orçamental e a produção de informação de suporte ao acompanhamento dos respetivos orçamentos, enquanto fatores-chave da satisfação das entidades apoiadas e consequentemente do sucesso do modelo de serviços partilhados da Presidência do Conselho de Ministros.
  • Por último, na qualidade de primeiros conhecedores da realidade operacional e dos respetivos pontos fortes e constrangimentos do modelo em vigor, o gestor assume um papel determinante na construção de soluções de fundo que garantam a evolução dos padrões de desempenho da equipa, bem como o desenho de rotinas e automatismos que permitam verificar ganhos de qualidade de vida dos próprios. O gestor mais do que um executante, é um dinamizador da melhoria contínua dos processos em que intervém.






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