Procedimento concursal de ingresso para 70 candidatos ao curso de formação de inspetores da Polícia Judiciária

Abertas as candidaturas de ingresso ao curso de formação de inspetores da Polícia Judiciária 


Em virtude de se terem verificado constrangimentos no funcionamento da plataforma do concurso para a categoria de Inspetor, da carreira de Investigação Criminal, por Despacho de 04.02.2022 do Exmo. Sr. Diretor Nacional da Polícia Judiciária, o procedimento concursal comum de ingresso, para recrutamento de 70 candidatos ao curso de formação de Inspetores da Polícia Judiciária, aberto pelo Aviso (extrato) n.º 24136/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 253, de 31 de dezembro de 2021.

Nota de esclarecimento:

  • Requisitos especiais – Aviso de abertura, ponto 7.2, alíneas c) e d):
  • São admitidos os candidatos com 30 anos de idade, isto é, que não tenham celebrado os 31 anos à data do aviso de abertura – 31 de dezembro de 2021;

No caso de candidatos já com vínculo, são admitidos os candidatos com 35 anos de idade, isto é, que não tenham celebrado os 36 anos à data do aviso de abertura – 31 de dezembro de 2021.
A Polícia Judiciária (PJ)  é uma das organizações policiais responsáveis pela investigação criminal em Portugal, vocacionada para o combate à grande criminalidade nomeadamente ao crime organizado, terrorismo, tráfico de estupefacientes, corrupção e criminalidade económica e financeira. A Polícia Judiciária portuguesa está integrada no Ministério da Justiça, atuando sob orientação do Ministério Público.


Podem ser opositores ao presente procedimento concursal, candidatos com ou sem vínculo de emprego público previamente estabelecido, nos termos do n.º 4 do artigo 30.º da LTFP, sendo titulares de Licenciatura, ou grau académico equivalente, nos seguintes domínios, aferidos de acordo com a Portaria n.º 256/2005, de 16 de março:
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Auditoria, Contabilidade e Fiscalidade
  • Ciência Política e Relações Internacionais
  • Ciências da Comunicação, Informação e Jornalismo
  • Ciências do Ambiente, Engenharia e Gestão do Ambiente, Engenharia Florestal e Planeamento e Gestão do Território
  • Ciências Informáticas, Engenharia Informática, Engenharia Eletrónica, Sistemas e Tecnologias da Informação, Administração de Redes, Tecnologia de Redes e Segurança Informática
  • Outras .... (Consultar em Diário da República.)


Os postos de trabalho a ocupar, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, serão constituídos por nomeação, após conclusão com aproveitamento do curso de formação específica, iniciando-se por um período experimental, e visam o exercício de funções inerentes à carreira especial de investigação criminal, com grau de complexidade funcional 3, sendo genericamente, as constantes no Quadro 1 do anexo I do Decreto-Lei n.º 138/2019, de 13 de setembro (EPPPJ).


As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas através do preenchimento online de formulário disponível no site oficial da PJ.


Pela apresentação da candidatura é devido o pagamento de comparticipação no custo de procedimento, no valor de cem euros e noventa e três cêntimos (100,93 (euro)), que corresponde a 23 % do valor do IAS, definido na Portaria n.º 248/2021, de 11 de novembro.


Conforme o disposto no n.º 3 do artigo 19.º da Portaria n.º 248/2021, de 11 de novembro, o presente aviso é publicado de forma integral na Bolsa de Emprego Público (BEP) e no sítio da internet da Polícia Judiciária.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.