Municípios: Procuram-se colaboradores a partir do 4º ano de escolaridade

No presente, existem em Portugal 308 municípios (ou concelhos, na designação antiga). Os municípios portugueses, com área e população muito variável, estão divididos por sua vez num número variável de freguesias.


Depois das freguesias, os concelhos (municípios na designação oficial atual) portugueses são a subdivisão territorial mais consistente que o país teve ao longo dos seus 900 anos de história. Com origem nas cartas de foral que os reis atribuíam a certas terras e aos territórios limítrofes, de forma a estabelecer a sujeição destes apenas à Coroa, impedindo assim que fossem tomados como senhorios pelos aristocratas, o tipo de administração dos concelhos foi variando substancialmente ao longo do tempo. Foram-se criando uns, extinguindo outros, variando as suas competências e, em alguns, modificando o território. Porém, os concelhos permaneceram - primeiro, sujeitos a leis particulares a cada um deles, em obediência aos usos locais, e à vontade régia expressa no foral da terra, e depois sujeitos a leis nacionais gerais a partir do liberalismo oitocentista.


No presente, os municípios (ou concelhos) portugueses são geridos por uma Câmara Municipal, como órgão executivo, e pela Assembleia Municipal, que é o órgão deliberativo. A Câmara é o órgão executivo que trata do governo e dos assuntos correntes do município. Consoante a população do município, a câmara municipal pode ser constituída por um número de vereadores ímpar entre 5 e 17 (em Lisboa), eleitos por sufrágio directo e universal em listas, partidárias ou não. O executivo é representativo, incluindo tipicamente vereadores eleitos por várias listas. A Assembleia é o "parlamento" do município, cuja competência principal é a fiscalização da actividade da câmara municipal. Parte dos seus membros, em número que varia com a população do município e também com o número de freguesias, é eleita por sufrágio directo e universal em listas que podem, ou não, ser partidárias, e a outra parte é composta por membros por inerência: os presidentes das juntas de freguesia do município.


Caraterização do posto de trabalho de acordo com o respetivo Perfil de Competências em algumas das oportunidades:

  • Executa a partir da consulta da ementa ou instruções recebidas, as tarefas necessárias à confeção dos alimentos, designadamente, preparação dos ingredientes, cozinhar os alimentos;
  • Efetua trabalhos de escolha, pesagem e preparação de géneros a confecionar; 
  • Verifica a qualidade dos ingredientes; 
  • Vigia a evolução dos cozinhados a fim de proceder à correção dos temperos ou da temperatura;
  • Serve os alimentos cozinhados e procede à sua guarnição; 
  • Recolhe amostras diárias para análise e controlo no âmbito da segurança alimentar; 
  • Deve conhecer e aplicar as regras de HACCP; 
  • Coordena a equipa de apoio afeta ao Refeitório Municipal, supervisionando todas as tarefas que lhes são confiadas; 
  • Procede à limpeza dos utensílios que manobra e área de intervenção; 
  • Presta as informações necessárias para a aquisição de géneros e controla os bens consumidos diariamente.
  • Exercer funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços; 
  • Promover e incentivar com a promoção turística, valorizando os espaços e equipamentos disponíveis; 
  • Apoiar a recuperação e valorização das atividades artesanais e de manifestações etnográficas de interesse local; 
  • Fomentar e apoiar o associativismo, no âmbito da difusão dos valores culturais do município e a defesa do seu património cultural; 
  • Propor a publicação ou apoio à edição de obras ou outros suportes de difusão dos valores culturais do Município; 
  • Organizar a informação turística relativa ao concelho; 
  • Executar outras tarefas ordenadas pelo superior hierárquico.

Candidaturas e mais informações:
  • Toda a informação e métodos de candidatura poderão ser consultados na BEP (Bolsa de Emprego Público) pesquisando por "Município" ou outros termos pertinentes, no campo de pesquisa, ou alternativamente aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.