Municípios de Portugal procuram colaboradores a partir do 4º ano de escolaridade

Existem em Portugal 308 municípios, dos quais alguns estão de momento a procurar colaboradores.


A câmara municipal constitui, em sentido restrito o órgão executivo de cada um dos municípios de Portugal e em sentido lato o conjunto dos departamentos e serviços da administração municipal. Por extensão, o termo "câmara municipal" é também usado frequentemente para designar o edifício sede de um município.

Depois das freguesias, os municípios portugueses são a subdivisão territorial mais consistente que o país teve ao longo dos seus 900 anos de história.


Caraterização do posto de trabalho de acordo com o respetivo Perfil de Competências em algumas das oportunidades:

  • Assegurar a limpeza e conservação das instalações; 
  • Colaborar eventualmente nos trabalhos auxiliares de montagem, desmontagem e conservação de equipamentos; 
  • Auxiliar a execução de cargas e descargas; 
  • Realizar tarefas de arrumação e distribuição; 
  • Executar outras tarefas simples, não especificadas, de carácter manual e natureza executiva, exigindo principalmente esforço físico e conhecimentos práticos. Preparar, fornecer, transportar e zelar pela conservação de material que lhe estiver adstrito, comunicar estragos ou extravios.
  • Atendimento telefónico;
  • Elaboração de certidões, atestados e correio eletrónico; 
  • Arquivo; 
  • Fotocópias; 
  • Apoio na creche nas tarefas diárias; 
  • Entre outras funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis e ainda execução de tarefas de apoio administrativo elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico, bem como quaisquer outras funções que, não sendo incompatíveis com as primeiras e com graus de complexidade variáveis, conforme caracterização das carreiras gerais constantes LGTFP, no seu Anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º; 
  • Comparecer às ações de formação designadas pela autarquia; 
  • Cumprir as regras de segurança, higiene e saúde no trabalho; 
  • Aplicar o sistema de gestão da qualidade, participando na sua melhoria.
  • Coordena a equipa de apoio afeta ao Refeitório Municipal, supervisionando todas as tarefas que fomentar e apoiar o associativismo, no âmbito da difusão dos valores culturais do município e a defesa do seu património cultural; 
  • Propor a publicação ou apoio à edição de obras ou outros suportes de difusão dos valores culturais do Município; 

Candidaturas e mais informações:
  • Toda a informação e métodos de candidatura poderão ser consultados na BEP (Bolsa de Emprego Público) pesquisando por "Município" ou outros termos pertinentes, no campo de pesquisa, ou alternativamente aqui.

No presente, os municípios (ou concelhos) portugueses são geridos por uma Câmara Municipal, como órgão executivo, e pela Assembleia Municipal, que é o órgão deliberativo. A Câmara é o órgão executivo que trata do governo e dos assuntos correntes do município. Consoante a população do município, a câmara municipal pode ser constituída por um número de vereadores ímpar entre 5 e 17 (em Lisboa), eleitos por sufrágio directo e universal em listas, partidárias ou não. O executivo é representativo, incluindo tipicamente vereadores eleitos por várias listas. A Assembleia é o "parlamento" do município, cuja competência principal é a fiscalização da actividade da câmara municipal. Parte dos seus membros, em número que varia com a população do município e também com o número de freguesias, é eleita por sufrágio directo e universal em listas que podem, ou não, ser partidárias, e a outra parte é composta por membros por inerência: os presidentes das juntas de freguesia do município.


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