Instituto da Mobilidade e dos Transportes: Procuram-se colaboradores via procedimentos concursais - Última Hora

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes neste momento encontra-se a procurar colaboradores via procedimento concursal por mobilidade.



O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), I.P. é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. Poderá consultar os procedimento em aberto em Bolsa de Emprego Público (BEP), ou alternativamente aqui.

Em Portugal, integram a administração direta do Estado, os serviços centrais e periféricos que, pela natureza das suas competências e funções, devem estar sujeitos ao poder de direção do respetivo membro do Governo. Nestes incluem-se os serviços de cujas atribuições decorra, designadamente, o exercício de poderes de soberania, autoridade e representação política do Estado ou o estudo, concepção, coordenação, apoio ou fiscalização de outros serviços administrativos.

Atualmente, os princípios e as normas a que deve obedecer a administração direta do Estado encontram-se definidos pela Lei n.º 4/2004, de 15 de janeiro de 2004.

Os órgãos da administração direta do Estado são os ministérios, os serviços da administração direta do Estado e as estruturas temporárias.

Tornou-se público que, por deliberação do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e Transportes, I.P., se encontra aberto procedimento concursal, tendo em vista o preenchimento de postos de trabalho.


Funções a exercer em algumas oportunidades :
  • Assegurar todos os procedimentos, incluindo contratuais, necessários à realização de obras públicas de remodelação nas instalações do IMT, I.P. bem como nos locais de atendimento ao público, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho e a uniformização das características estéticas e do aspeto exterior dos locais de atendimento.


Requisitos em algumas das oportunidades:
  • Conhecimentos e experiência profissional na área da legislação e procedimentos administrativos de contratação pública e empreitadas de obras públicas;
  • Preferencialmente com conhecimentos genéricos no que se refere à legislação da atividade do IMT, I.P.;
  • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, em especial Word, Excel e Autocad;
  • Disponibilidade para trabalhar fora da área de residência, em horários acrescidos e fora do período normal;
  • Ser titular de carta de condução e disponibilidade para a condução de veículos do Estado;
  • Capacidade de trabalho, de gestão de projetos bem como do seu controlo monitorização;
  • Ter forte espírito de equipa, bom relacionamento interpessoal e estabilidade emocional.


O IMT é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve.

Prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

O Ministério da Administração Interna (MAI) é o departamento do Governo de Portugal responsável pela execução das políticas de segurança pública, de proteção e socorro, de imigração e asilo, de prevenção e segurança rodoviária e pela administração dos assuntos eleitorais. Criado em 1736, como Secretaria de Estado dos Negócios Interiores do Reino é o ministério português mais antigo continuamente em existência. No século XIX, passou a ser conhecido por Ministério do Reino e após a implantação da república em 1910 teve a sua designação oficial alterada para Ministério do Interior que manteve até 1974.

O IMT, I.P. sucede nas atribuições:

• do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias, I.P.

• do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P.

• da Comissão de Planeamento de Emergência dos Transportes Terrestres

O IMT, I.P. integra ainda as atribuições da SIEV - Sistema de Identificação Eletrónica de Veículos, S.A., respeitantes à exploração e gestão do sistema de identificação eletrónica de veículos.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.