Metro de Lisboa procura colaboradores: 12º ano ou ensino superior

O Metropolitano de Lisboa,  é o sistema de metropolitano da cidade de Lisboa.


Em 2000 iniciou-se a exploração com composições de seis carruagens na Linha Azul e na Linha Amarela, o que originou o afastamento das ML7, dado que só comportavam quatro carruagens atreladas. Depois de 40 anos ao serviço, as duas primeiras carruagens desta série viriam a ser preservadas e restauradas. A quebra de oferta que se seguiu foi complementada com a entrada em circulação de um novo lote, denominado ML99, composto por 20 unidades triplas, ou seja, por 60 carruagens, numeradas de M-601 a M-660. Face à série anterior, os novos comboios possuem baterias que asseguram a iluminação e ventilação no caso de a corrente falhar e uma melhor insonorização. Entretanto, uma vez que em 2001 se começaram a verificar avarias constantes nas ML79, foi encomendado um segundo lote das ML99, constituído agora por 18 unidades triplas, ou por 54 carruagens, tendo em vista o afastamento das ML79. Assim sendo, em 2002, com a receção do segundo lote das ML99, numerado de M-661 a M-714, e com a saída de circulação de todas as ML79, o número de carruagens do ML ficou estabilizado nas 339: 57 ML90, 114 ML95, 54 ML97 e 114 ML99. Todavia, uma vez que, ainda nesse ano, uma ML99 galgou uma proteção no PMO II, a sua inutilização fez na verdade cair a disponibilidade do parque de material circulante para 338 carruagens.


Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral):

  • Elaborar, em conjunto com a equipa de projeto e stakeholders, as peças de suporte às contratações necessárias para materializar os projetos em curso. Deverá assessorar o gestor de contrato nas tarefas que lhe são acometidas no âmbito do CCP, gerir o arquivo de toda a documentação contratual e preparar os documentos relativos aos incidentes contratuais;
  • Execução de ações de manutenção preventiva e corretiva, garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos e seus componentes, efetuando intervenções de natureza elétrica ou mecânica, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Assegurar as obrigações de reporte à EMRP e às entidades nacionais e comunitárias de controlo e auditoria. Deverá colaborar no planeamento geral, controlo e monotorização dos custos do projeto de expansão, bem como propor medidas para correção de eventuais desvios. 
  • Garantir a qualidade e monitorizar o risco dos projetos de expansão. Deverá zelar pelo cumprimento do processo de gestão de projetos, elaborar e monitorizar a matriz de risco, propondo medidas de mitigação necessárias. Deverá ainda propor os indicadores de controlo do projeto, elaborar os reportes de suporte à gestão e acompanhar as auditorias internas e externas.
  • Realização de ações de manutenção preventiva/programada e corretiva (serviço de intervenção imediata/piquete), garantindo as condições de operacionalidade dos equipamentos da rede elétrica e seus equipamentos de média tensão (60/30/10kV), baixa tensão, rede/quadros/retificadores de tração (750Vcc) e controlo, em subestações (30kV), postos de transformação (10kV), quadros de baixa tensão e instalações gerais de baixa tensão, respeitando os procedimentos no âmbito da Qualidade, Segurança e Ambiente.
  • Tarefas relacionadas com a assistência aos clientes e com o funcionamento das estações, respeitando os procedimentos em vigor.


Os candidatos deverão satisfazer as seguintes condições (Apanhado Geral):
    • 12º Ano de escolaridade, com formação profissional na área de Construção Civil, Preparador de Obra, Medidor Orçamentista ou similares;
    • Domínio de Desenho Técnico e de Medição de Construção Civil;
    • Experiência profissional em funções de fiscalização de obras de construção civil em âmbito multidisciplinar, sendo preferencial experiência em obras ferroviárias subterrâneas, hospitais ou outras equiparadas;
    • Formação em Normas de Segurança e de Ambiente em obra;
    • Conhecimentos de informática na óptica do utilizador de Microsoft Office (Word, Excel) e de Autocad;
    • Conhecimentos de inglês falado e escrito;
    • Conhecimentos do Código de Contratação Pública, aplicados à Fiscalização de Obras Públicas (preferencial);
    • Facilidade de adaptação a novas situações e boa capacidade de trabalho em equipa;
    • Disponibilidade total para trabalhar em regime noturno, ou por turnos;
    • Carta de condução de veículos ligeiros de passageiros.


                      Enquanto em finais de 2004 passou a ser disponibilizado o tempo de espera para o próximo comboio na Linha Vermelha, em junho de 2006 o ML instalou rede telefónica celular em todas as estações. É justo salientar-se que foi um dos metropolitanos pioneiros no mundo nessa matéria. Esse ano ficou ainda marcado pelo alargamento do cais das estações Roma e Alvalade para 105 metros de comprimento.

                      Em 19 de dezembro de 2007 foram acrescentados 2,2 quilómetros à Linha Azul. O empreendimento Baixa-Chiado - Santa Apolónia permitiu a criação de mais duas estações: Terreiro do Paço e Santa Apolónia.

                      Mais tarde, em 29 de agosto de 2009 foi inaugurado o troço Alameda - São Sebastião, com duas novas estações: Saldanha II e São Sebastião II. Desta forma, a rede do ML aumentou 2,2 quilómetros e a Linha Vermelha passou a cruzar todas as restantes linhas. Por essa ocasião, passaram a circular nessa linha definitivamente comboios de seis carruagens e foi também desativado o sistema de condução automático. Poderá obter mais informações no site oficial do Metro de Lisboa, ou alternativamente aqui.



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