Algumas Clínicas e Hospitais Privados procuram auxiliares a partir 9.º ano de escolaridade

Novas oportunidades em vários hospitais privados e clinicas privadas.


Clínica é toda atividade de Medicina, e por extensão, de outros profissionais da área da saúde, atividades estas que envolvem cuidado, promoção de saúde, prevenção e/ou terapia pós dano ou pós adoecimento, envolvendo escuta, diagnóstico e orientação/tratamento.

O termo clínica é usualmente atribuídos ao espaço de trabalho dos profissionais da saúde, tais como ambulatórios ou enfermarias, por isso os médicos costumam ser diferenciados em clínicos e cirurgiões.

Trabalham em hospital profissionais de limpeza, administração, diretoria, recepção, e principalmente profissionais de saúde, como nutricionistas, médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos etc. 

Num "Hospital Geral" os serviços oferecidos variam muito e também os departamentos que esses possuem. Podem ter serviços de atendimento a casos graves, tais como departamento de emergência, centro de trauma, unidade de queimados, cirurgia de emergência ou atendimento de urgência. Esses podem ser apoiados por unidades especialistas, tal como cardiologia, terapia intensiva, neurologia, ginecologia e obstetrícia e oncologia.

Aos profissionais das carreiras dos serviços gerais, na sua área de atuação, competesem embargo do cumprimento das funções enunciadas, o exercício de todas as tarefas genericamente correspondentes às necessidades de apoio geral dos serviços e sectores a que estejam adstritos, sempre que tais tarefas não sejam da competência de outrem ou assumam carácter urgente.



Funções em algumas das oportunidades (Resumo Geral):
- Assegurar a prestação de cuidados de higiene e conforto (barba, pele, unhas, cabelo, boca, vestes) aos utentes, sob orientação do pessoal de enfermagem e outros técnicos de saúde, promovendo sempre que possível a sua autonomia;
- Assegurar o posicionamento dos utentes para prevenção de úlceras de pressão;
- Proceder à higiene e limpeza do interior dos quartos;
- Fazer as camas, mudar as roupas e arrumar os quartos;
- Apoiar os utentes no levantar e deitar na cama, na marcha, nas transferências e no wc;
- Colocar e retirar arrastadeiras, urinóis e fraldas nos casos indicados;
- Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respetivo, nomeadamente, preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
- Colaborar na alimentação a utentes dependentes;
- Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora da instituição;
- Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
- Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
- Transportar e distribuir as balas de oxigénio e os materiais esterilizados pelos serviços de auxiliar de ação direta;
- Zelar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
- Colaborar na arrumação e distribuição de roupas lavadas e recolha de roupas sujas e suas entregas;
- Assegurar o serviço externo e interno de transporte de medicamentos e produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento dos serviços;
- Colaborar com os serviços do Cliente na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas atividades;
- Proceder à limpeza das macas nos respetivos locais de trabalho;
- Assegurar a manutenção das condições de higiene nos respetivos locais de trabalho. 
 

Condições em algumas oportunidades:

- Contrato;
- Remuneração acima da média do setor (920 euros + SA + Extra de turno);  
 

Nos princípios do século XIX, os serviços médicos de cuidados de emergência pré-hospitalar foram iniciados para recuperar o maior número possível de combatentes, as ordens de Napoleão Bonaparte, Dominique-Jean Larrey (1766-1842) usa o termo “triagem”, como um sistema de classificação para tratar os feridos no campo de batalha. Cria-se o transporte por ambulância e introduz-se os princípios da saúde militar moderna.

Compete ao auxiliar de ação médica desempenhar funções como acompanhamento e transporte do utente em macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora das salas de exame. Deve colaborar no apoio directo ao utente, lavar e preparar material a utilizar nas diferentes técnicas ou exames, preparar material para esterilização, colaborar na receção de material esteriliza e no seu acondicionamento, zelar pela manutenção desse material. O auxiliar de ação médica deve ainda proceder à receção e arrumação da roupa limpa, distribuir a roupa limpa dentro da unidade, assegurar o serviço de transporte de produtos de consumo, entre outros.

São dezenas de funções de auxilio e prestação de cuidados que são uma grande ajuda para toda a comunidade dentro de uma unidade de saúde, quer seja médicos, enfermeiros, ou outros profissionais de saúde que colaborem para o bom funcionamento de toda a instituição. Pode consultar todas as vagas de emprego que existem para auxiliares de saúde, aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.