Hotéis procuram colaboradores e sofrem de falta de mão de obra

Alguns Hotéis estão a  procurar rececionistas, empregados de mesa, cozinheiros, bagageiros e outros com bastante urgência.



A hotelaria tem como finalidade atuar nas áreas de hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas com o bem-estar dos hóspedes. A hotelaria também possui seu cunho administrativo e empreendedor.

O marco inicial da hotelaria para alguns especialistas, teve início na Grécia Antiga, que nos jogos Olímpicos traziam muitas pessoas de outras localidades, e duravam de 2 a 3 dias - o que foi de grande importância para o desenvolvimento do turismo mundial. O evento era tão importante que se paravam guerras para participação.

Para que haja hospedagem, precisa-se de deslocamento. Com base neste conceito, muitos autores, identificam o deslocamento dos Povos Romanos como marco para o deslocamento de hospedagem.

No século IV a.C. Roma governava a Itália Central, o que trouxe a necessidade de construir caminhos para que os homens transitassem, e para tanto o censor romano Ápio Cláudio construiu nesse século a via Ápia, que se constituiu no primeiro caminho romano.

Posteriormente, a rede de caminhos estendeu-se até o sul da Itália, de onde advém a frase "Todos os caminhos conduzem a Roma".

Esses deslocamentos humanos de seu ambiente de vida a outras terras implicavam na necessidade de alojar-se em algum lugar, e os Romanos geralmente se alojavam em casas particulares, em templos pagãos das cidades ou em acampamentos fora desta.

As redes foram com o tempo se alastrando por toda a península Itálica, ao final do século I a.C. já existiam 19 estradas que interligavam toda a península.

Hotel  é um estabelecimento  comercial  especializado em proporcionar acomodações para  viajantes . Esse  meio de hospedagem , geralmente, é classificado de uma a cinco estrelas, de acordo com o  conforto ,  luxo  e  serviços  oferecidos. A maioria dos hotéis também disponibiliza serviços de  alimentação , eventos e outros para propiciar maior satisfação e permanência aos seus hóspedes.


Funções em algumas das vagas na área:
  • Realização de check-ins presenciais com os hóspedes;
  • Supervisão da limpeza, manutenção e organização geral das propriedades;
  • Execução de pequenas tarefas em situações de emergência;
  • Trabalho administrativo e de back office à equipa de profissionais, através de atendimento a clientes (telefone, email, whatsapp, etc), marcação de consultas, gestão das agendas individuais, emissão de recibos, etc.;
  • Na vertente formativa, apoio a toda a atividade de criação e manutenção de dossiers técnico-pedagógicos, atendimento a formandos, preparação de toda a documentação necessária para cada ação de formação, registo de toda a atividade no sistema SIGO e emissão de Certificados;
  • Apoio e acompanhamento quando as ações decorrem fora das instalações, na preparação e logística das mesmas, o que inclui compras, contactos com hotéis, etc.;
  • Apoio administrativo à área financeira e da contabilidade, com preparação e controlo de documentação para posterior envio aos responsáveis, pagamentos, idas a bancos e/ou outras entidades, etc.;
  • Apoio administrativo na gestão dos conteúdos do site e redes sociais da empresa, na dependência direta dos responsáveis de Marketing.
  • Gerir os pedidos de reservas e informações nos diferentes meios de comunicação, pré autorização de reservas e confirmação das mesmas;
  • Follow-up pedidos de reserva e/ou informação;
  • Garantir que a atribuição de quartos é feita de forma rigorosa e meticulosa;
  • Garantir o correto preenchimento do cardex do hóspede, com todos os campos disponíveis;
  • Assegurar que os detalhes de cobrança sejam obtidos de cada hóspede de forma detalhada e sejam inseridos na ficha dos mesmos de forma correta;
  • Analisar e responder a sugestões, reclamações e elogios;
  • Garantir o correto acompanhamento de todo o processo de reserva do hóspede;
  • Garantir a fidelização de hóspedes através de uma postura profissional e proactiva, procurando sempre antecipar e superar as necessidades e expectativas dos hóspedes de forma rápida e eficiente;
  • Upselling de serviços e restantes outlets da unidade.

Perfil para algumas das oportunidades na área:
  • Apresentação cuidada e profissional;
  • Excelente capacidade de comunicação e de expressão oral e escrita
  • Excelente capacidade de organização, análise, espírito crítico e foco na resolução de problemas
  • Bons conhecimentos de informática (ferramentas como Excel e Word, essencialmente);
  • Residência na zona de Leiria (preferencialmente)
  • Carta de condução e carro (é preferencial, uma vez que o local de trabalho se situa na freguesia dos Pousos)
  • Confiável e com sentido de responsabilidade;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Flexibilidade de horários;
  • Conhecimentos gerais sobre a utilização de eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e ar condicionado;
  • Formação na Área da Hotelaria/ Turismo;
  • Experiência na função em contexto de hotel;
  • Capacidade de comunicação e espírito de equipa;
  • Conhecimento de Línguas Estrangeiras;
  • Honestidade e responsabilidade;
  • Paixão pela hospitalidade;
  • Dinamismo e proatividade;
  • Foco na satisfação do cliente.



Hotéis maiores podem fornecer um número de instalações de hóspedes adicionais, tais como um restaurante, uma piscina e serviços de conferência. Os quartos do hotel são, normalmente, numerados, para permitir que o cliente identifique seu quarto.

No  Japão ,  hotéis-cápsula  fornecem uma quantidade minimizada do espaço da sala e instalações compartilhadas. No Reino Unido,  Austrália ,  Canadá  e  Irlanda  (e raramente em algumas partes dos  Estados Unidos ), a palavra também pode se referir a um  pub  ou  bar , que não oferece alojamento. Na  Índia  e  Bangladesh , a palavra também pode se referir a um  restaurante .

Oferecem em algumas das oportunidades na área:
- Contrato de trabalho;
- Alojamento e alimentação;
- Integração imediata em equipa dinâmica e jovem, na empresa líder do setor;
- Remuneração compatível com a experiência demonstrada;
- Progressão na carreira em função do desempenho demonstrado;


Várias são as oportunidades de emprego nos Hoteis em território nacional, para conhecer as diferentes vagas e concorrer a uma ou a várias, consulta a página de recrutamento do Hotel onde deseja trabalhar e consultar os seus processos de recrutamento, ou alternativamente aqui.





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