Algumas instituições de ensino procuram pessoal não docente (salários até 1120€) - Última Hora

Novas oportunidades em várias áreas para pessoal não docente.


O monitor é responsável por desenvolver atividades de desenvolvimento físico, motor e de carácter com as crianças, bem como auxiliar no desenvolvimento de tarefas, verificar o bem estar, a alimentação, o sono e a disposição física e psicológica das crianças sobre seus cuidados.


O ensino básico divide-se em três ciclos, a saber: 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo.
  • No 1.º Ciclo, a avaliação é efetuada de Muito Insuficiente a Excelente. A matriz curricular implementada neste ciclo contempla o ensino de Matemática, Português, Estudo do Meio, Expressões Artísticas e Fisico-Motoras, Inglês, Apoio ao estudo e outras atividades de enriquecimento curricular, estas a cargo da escola.
  • No 2.º ciclo, a avaliação dos alunos é feita numa escala numerada, não linear, de 1 a 5.
  • A educação é igual para todos os alunos até o 3.º ciclo do ensino básico, excetuando os que necessitam de orientação especial como é o caso de alunos com deficiências, que têm orientações específicas. Neste ciclo, a avaliação dos alunos é feita de modo idêntico ao anterior.

Também costumam existir oportunidades para serviços de limpeza. O serviço de limpeza nestas instituições é essencial para a sociedade como um todo, pois além de a higienização se tratar de condição básica para a saúde, gera a sensação de conforto e bem-estar dos ambientes. Existem vários tipos de limpezas, que variam de acordo com o ambiente, com a superfície, com a sujidade a ser removida ou com o tipo de sistema e produtos utilizados.

Higienização é o ato ou efeito de higienizar, de tornar higiênico ou limpo um ambiente, local ou superfície. É o estabelecimento das condições de limpeza ou salubridade necessárias à prevenção ou ao combate de doenças. Também pode ser conhecida por sanitização ou desinfeção. É um dos métodos mais indicados após a limpeza, porque é responsável pela eliminação de micro-organismos vivos, como ácaros e bactérias que vivem no ar e na poluição, sendo os maiores causadores de doenças e alergias respiratórias. 



Horário em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas)
  • 07h45 às 14h45 (uma hora de pausa) em algumas oportunidades;

Requisitos obrigatórios em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
  • 9º ou 12º ano de escolaridade
  • Experiência profissional (Preferencial)

Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
  • Ser afetiva/o, com bom relacionamento interpessoal
  • Ser proativa/o
  • Boa capacidade de trabalhar em equipa, num ambiente multicultural;
  • Boa capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Dinâmico(a), autónomo(a), criativo(a), polivalente e proativo(a);
  • Sentido de responsabilidade, pontualidade e assiduidade.
  • Com capacidade de trabalho em equipa
  • Com capacidade de trabalho autónomo em contexto de sala
  • Pontual e assídua/o

Funções em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
  • Receber as crianças à porta da escola e encaminhá-las aos familiares ou encarregados de educação no fim do dia;
  • Acompanhar as crianças em visitas de estudo e excursões;
  • Atender e encaminhar alunos e encarregados de educação;
  • Prestar primeiros socorros;
  • Ajudar as crianças na hora do almoço (pode ter só de vigiar e atuar em caso de mau comportamento, mas também pode ter de dar a comida a crianças mais novas);
  • Apoiar nas rotinas de higiene e descanso das crianças;
  • Promover o desenvolvimento global das crianças organizando diversas atividades que, simultaneamente, as ocupam e incentivam o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança;
  • Orientar diversas atividades a fim de que a criança execute exercícios de coordenação atenção, memória, imaginação e raciocínio para incentivar o seu desenvolvimento psicomotor;
  • Despertar a criança para o meio em que está inserida, estrutura e promove as expressões plásticas e musical;
  • Estimular o desenvolvimento sócio afetivo, promover a segurança, a autoconfiança e o respeito pelo outro;
  • Acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais com o fim de se obter uma Acão pedagógica coordenada, bem como todas as outras atividades e tarefas afetas à categoria profissional.
  • Ajudar os educadores de infância nas atividades pedagógicas;
  • Dar apoio em laboratórios e bibliotecas (ajudar alunos, limpar, arrumar e fazer a manutenção e organização do espaço);


Algumas das oportunidades que requerem ensino superior são na área de terapia da fala. A atividade exercida na terapia da fala é a prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).. Poderá consultar as oportunidades num colégio, creche, ou jardim de infância perto de si a recrutar ou alternativamente aqui.





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