Função Pública com dezenas de novas oportunidades! (Até 1200€ em alguns cargos) - Última Hora

Novas oportunidades em aberto na Função Pública Portuguesa.



A administração pública (ou gestão pública) se define como o poder de gestão do Estado, no qual inclui o poder de legislar e tributar, fiscalizar e regulamentar, através de seus órgãos e outras instituições; visando sempre um serviço público efetivo. A administração se define através de um âmbito institucional-legal, baseada na Constituição, leis e regulamentos. Originou-se na França, no fim do século XVIII, mas só se consagrou como ramo autônomo do direito com o desenvolvimento do Estado de Direito. Teve como base os conceitos de serviço público, autoridade, poder público e especialidade de jurisdição.

As ofertas estão disponíveis no portal do BEP, cujo como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública. Alternativamente poderá consultar a lista de procedimentos mais pertinentes aqui.



Caracterização do posto em algumas oportunidades que geralmente são encontradas na área (4º, 9º, e 12º ano de escolaridade) -  Apanhado geral das oportunidades encontradas:

  • Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;
  • Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;
  • Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;
  • Exercer atividades de apoio aos serviços de ação social escolar, laboratórios, refeitório, bar e bibliotecas escolares, de modo a permitir o seu normal funcionamento;
  • Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a sua manutenção e gestão de stocks necessários ao seu funcionamento;
  • Participar com os docentes no acompanhamento das crianças e jovens com vista a assegurar um bom ambiente educativo;
  • Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;
  • Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;
  • Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.
  • Atendimento e encaminhamento dos utilizadores da escola;
  • Prestação de informações e controlo de entradas e saídas das escolas;
  • Zelar pela boa utilização do material e equipamentos da escola;
  • Cooperar nas atividades que visem a segurança das crianças;
  • Efetuar todo o apoio nas tarefas para o normal funcionamento dos serviços;
  • Executa a partir da consulta da ementa ou instruções recebidas, as tarefas necessárias à confeção dos alimentos, designadamente, preparação dos ingredientes, cozinhar os alimentos;
  • Efetua trabalhos de escolha, pesagem e preparação de géneros a confecionar; 
  • Verifica a qualidade dos ingredientes; 
  • Vigia a evolução dos cozinhados a fim de proceder à correção dos temperos ou da temperatura;
  • Serve os alimentos cozinhados e procede à sua guarnição; 
  • Recolhe amostras diárias para análise e controlo no âmbito da segurança alimentar; 
  • Deve conhecer e aplicar as regras de HACCP; 
  • Coordena a equipa de apoio afeta ao Refeitório Municipal, supervisionando todas as tarefas que lhes são confiadas; 
  • Procede à limpeza dos utensílios que manobra e área de intervenção; 
  • Presta as informações necessárias para a aquisição de géneros e controla os bens consumidos diariamente.
  • Exercer funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços; 
  • Promover e incentivar com a promoção turística, valorizando os espaços e equipamentos disponíveis; 
  • Apoiar a recuperação e valorização das atividades artesanais e de manifestações etnográficas de interesse local; 
  • Fomentar e apoiar o associativismo, no âmbito da difusão dos valores culturais do município e a defesa do seu património cultural; 
  • Propor a publicação ou apoio à edição de obras ou outros suportes de difusão dos valores culturais do Município; 
  • Organizar a informação turística relativa ao concelho; 
  • Executar outras tarefas ordenadas pelo superior hierárquico.


Caracterização do posto em algumas oportunidades que geralmente são encontradas na área (Ensino Superior) - Apanhado geral das oportunidades encontradas:

  • Dar apoio na oficina de design os alunos no fabrico dos seus protótipos e maquetes;
  • Zelar pelo funcionamento da oficina no que toca à operação, manutenção e conservação de maquinaria existente, bem como de ferramentaria auxiliar;
  • Cumprir e fazer cumprir as normas de higiene e segurança, de forma a prevenir riscos na Oficina de Design;
  • Acompanhar o processo de aquisição de matérias-primas, consumíveis, peças e equipamentos para a oficina de design, bem como controlar a qualidade das matérias-primas recebidas;
  • Realizar inventários de materiais, peças e equipamentos/maquinaria do curso;
  • Operar máquinas para trabalhar madeira, metais, polímeros e cerâmica;
  • Programar e operar máquinas CNC;
  • Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da sua eficiência e prevenção de avarias;
  • Supervisionar a requisição de pequenas ferramentas manuais e elétricas e maquinaria da oficina de Design.
  • Zelar pelo bom funcionamento dos equipamentos, detetar e diagnosticar anomalias.
  • Identificar necessidades de material e ferramentas de apoio à oficina de design e utilizar os procedimentos adequados com vista à sua reposição;
  • Operar maquinaria de impressão 2D de pequeno e grande formato, maquinaria de vinil corte, maquinaria de impressão 3D, bem como proceder à gestão e substituição dos seus consumíveis.
  • Dar apoio ao curso na organização de exposições e outros eventos.
  • Assegurar a organização e execução de atividades inerentes ao curso de design;
  • Colaborar no design gráfico para a difusão, apresentação e identificação dos eventos institucionais, através dos equipamentos e instrumentos aplicáveis disponíveis na sua área de atuação;
  • Executar outras tarefas conforme necessidade do serviço e orientação superior, entre outras que lhe possam ser exigidas dentro das suas competências e no âmbito do conteúdo funcional de técnico superior, às quais corresponde o grau de complexidade 3.



Requisitos preferenciais em algumas das vagas (Apanhado geral das oportunidades encontradas):
  • Mestrado em Cibersegurança, Informática de Gestão, Gestão de Sistemas de Informação ou similar;
  • Formação complementar na área da cibersegurança;
  • Conhecimentos das normas ISO relativas à segurança de informação (família ISO 27000) e à gestão de continuidade de negócio (ISO 22301);
  • Conhecimentos sobre o quadro nacional de referência para a cibersegurança;
  • Experiência profissional no setor financeiro, em funções de análise da segurança dos sistemas de informação e comunicação;
  • Experiência profissional em auditoria ou consultoria na área da segurança dos sistemas de informação e comunicação.
  • Licenciatura pré-Bolonha nas áreas de Economia, Gestão, Finanças ou similar ou licenciatura pós-Bolonha nessas áreas com mestrado concluído;
  • Média final de licenciatura pré-Bolonha igual ou superior a 13 valores ou de licenciatura e mestrado pós-Bolonha igual ou superior a 13 valores em cada um desses ciclos de estudos;
  • Experiência profissional relevante para a função, em empresas do setor segurador, em auditoria financeira ou consultoria, de, no mínimo, dois anos;
  • Conhecimentos de inglês falado e escrito.
  • Licenciatura pré-Bolonha ou licenciatura pós-Bolonha, em Gestão, Economia, Matemática, Estatística ou Engenharia, com mestrado concluído, com preferência pelas áreas referidas na Licenciatura;
  • Média final de licenciatura pré-Bolonha igual ou superior a 13 valores, ou de licenciatura e mestrado pós-Bolonha igual ou superior a 13 valores em cada um desses ciclos de estudos;
  • Experiência profissional relevante para as funções igual ou superior a 3 anos;
  • Domínio das ferramentas do MS Office.


O Governo da República Portuguesa é um dos quatro órgãos de soberania da República Portuguesa. De acordo com a Constituição da República, é o órgão de condução da política geral do país e o órgão superior da administração pública. Não emana de eleição direta dos eleitores em eleição legislativa mas sim de nomeação presidencial, embora necessite de apoio maioritário da Assembleia da República. O Governo responde perante o Presidente da República e a Assembleia da República.

Os princípios norteadores da administração pública e do próprio direito administrativo foram os da separação das autoridades administrativas e judiciária; da legalidade; da responsabilidade do poder público; e, decisões executórias dos atos jurídicos, emitidos unilateralmente. 



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