Alguns Hotéis estão a procurar rececionistas, empregados de mesa, cozinheiros, bagageiros e outros com bastante urgência.
O maior grupo hoteleiro em Portugal é o Grupo Pestana, com 62 unidades. Este grupo controla também as Pousadas de Portugal (popularmente chamadas de Pousadas) desde a sua privatização em 2003, com pousadas em edifícios históricos em território português.
O Grupo Pestana é um grupo português no sector do Turismo. Desenvolve a sua actividade principalmente no sector do Turismo, tendo ainda interesses na Indústria e nos Serviços. Gere unidades hoteleiras em três continentes distintos: em Portugal, no Brasil, na Argentina, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
O Grupo tem e gere mais de 90 unidades em Portugal e no estrangeiro, e tem ainda uma companhia de aviação charter, seis campos de golfe, dois casinos, três empreendimentos de imobiliário turístico, 12 empreendimentos de Timeshare e um operador turístico, com o objetivo de oferecer produtos completos e mais atrativos. Na indústria e nos serviços, o grupo de Dionísio Pestana participa na empresa de cervejas da Madeira e na Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, gestora do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Ao todo são nove as áreas de negócio onde opera: hotelaria, golfe, casinos, imobiliário turístico, aviação, distribuição turística, timesharing, indústria e serviços.
É, no entanto, no seu principal negócio, a hotelaria, que o Grupo Pestana é reconhecido como líder. Ao longo destes 40 anos, o grupo, que têm vivido ciclos e contra ciclos, continua a crescer e a investir de forma sustentada. Desde 2003 o Grupo Pestana gere a rede de Pousadas de Portugal, onde o mais recente investimento nasceu em 2012 com a abertura da Pousada da Cidadela em Cascais. Localizadas em locais exclusivos, esta rede possui características únicas e distintivas uma vez que muitas das suas unidades estão localizadas em Castelos, Conventos e Palácios recuperados especificamente para este fim.
Um outro grupo hoteleiro de renome em Portugal e no Brasil é o grupo Vila Galé. Actualmente, conta com 20 hotéis em Portugal e 7 hotéis no Brasil. Todos os hotéis Vila Galé em Portugal são de 4 estrelas exceto o hotel Vila Galé Paço de Arcos. No Brasil, podemos encontrar hotéis Vila Galé de 5 estrelas, como por exemplo, o Vila Galé Marés, na praia de Guarajuba, perto de Salvador.
Alguns dos hotéis de referência em Portugal são: Palace Vidago Hotel, Palace Hotel do Bussaco, Hotel Ritz (Lisboa) e Hotel Palácio Estoril.
Funções em algumas das vagas na área:
- Realização de check-ins presenciais com os hóspedes;
- Supervisão da limpeza, manutenção e organização geral das propriedades;
- Execução de pequenas tarefas em situações de emergência;
- Trabalho administrativo e de back office à equipa de profissionais, através de atendimento a clientes (telefone, email, whatsapp, etc), marcação de consultas, gestão das agendas individuais, emissão de recibos, etc.;
- Na vertente formativa, apoio a toda a atividade de criação e manutenção de dossiers técnico-pedagógicos, atendimento a formandos, preparação de toda a documentação necessária para cada ação de formação, registo de toda a atividade no sistema SIGO e emissão de Certificados;
- Apoio e acompanhamento quando as ações decorrem fora das instalações, na preparação e logística das mesmas, o que inclui compras, contactos com hotéis, etc.;
- Apoio administrativo à área financeira e da contabilidade, com preparação e controlo de documentação para posterior envio aos responsáveis, pagamentos, idas a bancos e/ou outras entidades, etc.;
- Apoio administrativo na gestão dos conteúdos do site e redes sociais da empresa, na dependência direta dos responsáveis de Marketing.
- Gerir os pedidos de reservas e informações nos diferentes meios de comunicação, pré autorização de reservas e confirmação das mesmas;
- Follow-up pedidos de reserva e/ou informação;
- Garantir que a atribuição de quartos é feita de forma rigorosa e meticulosa;
- Garantir o correto preenchimento do cardex do hóspede, com todos os campos disponíveis;
- Assegurar que os detalhes de cobrança sejam obtidos de cada hóspede de forma detalhada e sejam inseridos na ficha dos mesmos de forma correta;
- Analisar e responder a sugestões, reclamações e elogios;
- Garantir o correto acompanhamento de todo o processo de reserva do hóspede;
- Garantir a fidelização de hóspedes através de uma postura profissional e proactiva, procurando sempre antecipar e superar as necessidades e expectativas dos hóspedes de forma rápida e eficiente;
- Upselling de serviços e restantes outlets da unidade.
Perfil para algumas das oportunidades na área:
- Apresentação cuidada e profissional;
- Excelente capacidade de comunicação e de expressão oral e escrita
- Excelente capacidade de organização, análise, espírito crítico e foco na resolução de problemas
- Bons conhecimentos de informática (ferramentas como Excel e Word, essencialmente);
- Residência na zona de Leiria (preferencialmente)
- Carta de condução e carro (é preferencial, uma vez que o local de trabalho se situa na freguesia dos Pousos)
- Confiável e com sentido de responsabilidade;
- Boa capacidade de comunicação;
- Flexibilidade de horários;
- Conhecimentos gerais sobre a utilização de eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e ar condicionado;
- Formação na Área da Hotelaria/ Turismo;
- Experiência na função em contexto de hotel;
- Capacidade de comunicação e espírito de equipa;
- Conhecimento de Línguas Estrangeiras;
- Honestidade e responsabilidade;
- Paixão pela hospitalidade;
- Dinamismo e proatividade;
- Foco na satisfação do cliente.
Várias são as oportunidades de emprego nos Hoteis em território nacional, para conhecer as diferentes vagas e concorrer a uma ou a várias, consulta a página de recrutamento do Hotel onde deseja trabalhar e consultar os seus processos de recrutamento, ou alternativamente em pesquisando por "Hotel".