Hotéis com falta de candidatos procuram pessoal para centenas de oportunidades

Alguns Hotéis com falta de candidatos estão a procurar rececionistas, empregados de mesa, cozinheiros, bagageiros, e mais com urgência.



Hotel é um estabelecimento atual comercial especializado em proporcionar acomodações para viajantes contudo, as mais antigas civilizações já possuíam estabelecimentos destinados a abrigar viajantes. No mundo greco-romano e na antiga Pérsia, hospitais para recuperação e repouso eram construídos nos banhos termais. O Nishiyama Onsen Keiunkan, no Japão, fundado em 705, é oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o mais antigo hotel do mundo. Durante a idade média, várias ordens religiosas em mosteiros e abadias ofereciam acomodações a viajantes.

O precursor do hotel moderno foi a pousada da Europa medieval, a qual provavelmente teve suas origens na Roma Antiga. As pousadas da Europa medieval satisfaziam as necessidades dos viajantes, incluindo comida, alojamento, estábulo, forragem animal e cavalos descansados.



Funções em algumas das vagas na área (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
  • Realização de check-ins presenciais com os hóspedes;
  • Supervisão da limpeza, manutenção e organização geral das propriedades;
  • Execução de pequenas tarefas em situações de emergência;
  • Trabalho administrativo e de back office à equipa de profissionais, através de atendimento a clientes (telefone, email, whatsapp, etc), marcação de consultas, gestão das agendas individuais, emissão de recibos, etc.;
  • Na vertente formativa, apoio a toda a atividade de criação e manutenção de dossiers técnico-pedagógicos, atendimento a formandos, preparação de toda a documentação necessária para cada ação de formação, registo de toda a atividade no sistema SIGO e emissão de Certificados;
  • Apoio e acompanhamento quando as ações decorrem fora das instalações, na preparação e logística das mesmas, o que inclui compras, contactos com hotéis, etc.;
  • Apoio administrativo à área financeira e da contabilidade, com preparação e controlo de documentação para posterior envio aos responsáveis, pagamentos, idas a bancos e/ou outras entidades, etc.;
  • Apoio administrativo na gestão dos conteúdos do site e redes sociais da empresa, na dependência direta dos responsáveis de Marketing.
  • Gerir os pedidos de reservas e informações nos diferentes meios de comunicação, pré autorização de reservas e confirmação das mesmas;
  • Follow-up pedidos de reserva e/ou informação;
  • Garantir que a atribuição de quartos é feita de forma rigorosa e meticulosa;
  • Garantir o correto preenchimento do cardex do hóspede, com todos os campos disponíveis;
  • Assegurar que os detalhes de cobrança sejam obtidos de cada hóspede de forma detalhada e sejam inseridos na ficha dos mesmos de forma correta;
  • Analisar e responder a sugestões, reclamações e elogios;
  • Garantir o correto acompanhamento de todo o processo de reserva do hóspede;
  • Garantir a fidelização de hóspedes através de uma postura profissional e proactiva, procurando sempre antecipar e superar as necessidades e expectativas dos hóspedes de forma rápida e eficiente;
  • Upselling de serviços e restantes outlets da unidade.

Perfil para algumas das oportunidades na área (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
  • Excelente capacidade de comunicação e de expressão oral e escrita
  • Excelente capacidade de organização, análise, espírito crítico e foco na resolução de problemas
  • Bons conhecimentos de informática (ferramentas como Excel e Word, essencialmente);
  • Carta de condução e carro;
  • Confiável e com sentido de responsabilidade;
  • Boa capacidade de comunicação;
  • Flexibilidade de horários;
  • Conhecimentos gerais sobre a utilização de eletrodomésticos, sistemas de aquecimento e ar condicionado;
  • Formação na Área da Hotelaria/ Turismo;
  • Experiência na função em contexto de hotel;
  • Capacidade de comunicação e espírito de equipa;
  • Conhecimento de Línguas Estrangeiras;
  • Honestidade e responsabilidade;
  • Paixão pela hospitalidade;
  • Dinamismo e proatividade;
  • Foco na satisfação do cliente.


Um dos primeiros hotéis, no sentido moderno do termo, abriu em Exeter em 1768: foi o Royal Clarence Hotel. Os hotéis proliferaram na Europa e na América ao longo do século XIX. Como exemplos, temos: o Tremont House (1829), em Boston; o Astor House (1836), em Nova Iorque; o Savoy Hotel (1889), em Londres; e a cadeia Ritz (final da década de 1890), em Londres e Paris.

César Ritz é considerado "o pai" da hotelaria moderna. Desde muito jovem, ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo. Melhorou todos os serviços do hotel: criou a figura do sommelier; introduziu o wc nas unidades habitacionais, criando as suítes; em suma, revolucionou a administração. Converteu os hotéis numa espécie de "templos" de lazer, o que lhe gerou o apelido de "mago".

Várias são as oportunidades de emprego nos Hoteis em território nacional, para conhecer as diferentes vagas e concorrer a uma ou a várias, consulta a página de recrutamento do Hotel onde deseja trabalhar e consultar os seus processos de recrutamento, ou alternativamente aqui.


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