Última Hora - IMT com novas oportunidades para quem tem o 12º ano

O IMT procura pessoal do 12º ano ao ensino superior via procedimentos concursais por mobilidade.



O IMT, I.P. é um organismo central com jurisdição sobre todo o território nacional, tem sede em Lisboa e dispõe, como serviços desconcentrados, das Direções Regionais de Mobilidade e Transportes do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve. 

Lisboa é uma cidade, um município, capital de Portugal e da Área Metropolitana de Lisboa. Tem uma área urbana de 100,05 km² e 545 796 habitantes (densidade: 5 455,2 hab./km²) em 2021, sendo a maior cidade do país. Lisboa é o centro político de Portugal, sede do Governo e da residência do chefe de Estado. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem a sua sede na cidade e é a capital mais a ocidente do continente europeu, na costa atlântica. 

A Região do Algarve ou Algarve é uma região situada no sul de Portugal, com a capital localizada na cidade de Faro, tendo 467.495 habitantes em 2021, sendo a quinta mais populosa do país, com uma densidade populacional de 94,3 habitantes por km2, sendo a quinta maior área urbana do país, e uma área total de 4.960 km2, sendo a quarta região mais extensa do país.



Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral de oportunidades para o 12º ano de escolaridade):
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências, conforme o descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo à LTFP, e a caracterização específica constante do mapa de pessoal do IMT, I.P. designadamente: prestação de informações ao público e aceitação de pedidos sobre as atividades de negócio do IMT, I.P., nomeadamente sobre a atividade de condutores, veículos, licenciamento, escolas de condução, autorização de transportes e profissionais de transporte; processamento e instrução de contraordenações; cobrança, conferência e arrecadação de valores; registo e tratamento informático dos dados e/ou processos atribuídos; registo e arquivo de expediente geral e atendimento telefónico. A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.



Requisitos (Apanhado geral das oportunidades geralmente encontradas na área):
  • Conhecimentos e experiência profissional na área da legislação e procedimentos administrativos de contratação pública e empreitadas de obras públicas;
  • Preferencialmente com conhecimentos genéricos no que se refere à legislação da atividade do IMT, I.P.;
  • Ser titular de carta de condução e disponibilidade para a condução de veículos do Estado;
  • Capacidade de trabalho, de gestão de projetos bem como do seu controlo monitorização;
  • Ter forte espírito de equipa, bom relacionamento interpessoal e estabilidade emocional.
  • Ser titular da categoria B de carta de condução, pelo menos. Demonstrar conhecimento da legislação que a função exige e que dá suporte a um bom desempenho. Possuir elevada capacidade de organização e método de trabalho, concretizando com eficácia e eficiência os objetivos que lhe forem definidos. Possuir espírito de equipa e cooperação, demonstrando atitude facilitadora do relacionamento. Possuir capacidade para agir respeitando critérios de honestidade e integridade, assumindo a responsabilidade dos seu atos, tratando de forma justa e imparcial todos os cidadãos.
  • Orientação para resultados; 
  • Orientação para o serviço público para o planeamento e organização; 
  • Otimização de recursos; 
  • Conhecimentos especializados e experiência; 
  • Responsabilidade e compromisso com o serviço; 
  • Análise da informação e sentido crítico; 
  • Bom relacionamento interpessoal; 
  • Capacidade de negociação e persuasão; 
  • Representação e colaboração institucional;
  • Tolerância à pressão e contrariedades; 
  • Trabalho de equipa e cooperação; 
  • Adaptação e melhoria contínua; 
  • Iniciativa e autonomia; 
  • Inovação, qualidade e coordenação; 
  • Forte sentido de organização, de coordenação e de autonomia, trabalho integrado em equipas multidisciplinares, incluindo em articulação com forças de segurança e entidades e autoridades com competências próprias na área da mobilidade e dos transportes; 
  • Boa expressão no domínio oral e escrito;
  • Resistência a contrariedades, dificuldades e pressões em ambiente de serviço externo; conhecimentos preferenciais nas várias atividades, profissionais e empresariais, cuja regulamentação e fiscalização se insiram no âmbito das atribuições do IMT, IP, tais como as áreas de veículos, de condutores, de transportes, área ferroviária e circulação e segurança rodoviária.

O IMT, I.P. prossegue atribuições dos Ministérios da Administração Interna, do Planeamento e das Infraestruturas, do Ambiente, e do Mar, sob superintendência e tutela do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

O Ministério da Administração Interna (MAI) é o departamento do Governo de Portugal responsável pela execução das políticas de segurança pública, de proteção e socorro, de imigração e asilo, de prevenção e segurança rodoviária e pela administração dos assuntos eleitorais. Criado em 1736, como Secretaria de Estado dos Negócios Interiores do Reino é o ministério português mais antigo continuamente em existência. No século XIX, passou a ser conhecido por Ministério do Reino e após a implantação da república em 1910 teve a sua designação oficial alterada para Ministério do Interior que manteve até 1974. Poderá consultar os procedimento em aberto em Bolsa de Emprego Público (BEP), ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.