Infraestruturas de Portugal: Procura-se pessoal em várias áreas

O único accionista desta empresa é o Estado Português e está sujeita à tutela dos ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e das Finanças.



A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) é a empresa pública que resulta da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal, empresas destinadas a gerir e administrar as infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal, respetivamente.

Esta empresa trabalhava ainda nas seguintes vertentes:
  • Gestão da Ponte 25 de Abril em articulação com a REFER e a Lusoponte;
  • Concessionárias e subconcessionárias de infraestruturas rodoviárias;
  • Limpa-neves nas estradas sujeitas a queda de neve e formação de gelo;
A Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa rodoferroviária sobre o rio Tejo que liga a cidade de Lisboa (margem norte) à cidade de Almada (margem sul), em Portugal. A ponte atravessa o estuário do Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.

A Ponte tem 2 277 metros de comprimento. Com um vão livre de 1 013 metros, a Ponte 25 de Abril é a 33.ª maior ponte suspensa do mundo. O tabuleiro superior alberga 6 vias rodoviárias (3 por sentido), enquanto que o tabuleiro inferior alberga duas linhas ferroviárias eletrificadas a 25 kv AC.

A Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP foi criada em 1997, pelo Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, como empresa pública responsável pela prestação do serviço público de gestão, renovação, construção e conservação da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional. Foi criada a partir da transferência para a REFER da Direcção Geral de Engenharia e Investimentos, da Divisão de Aprovisionamentos, e da Direcção Geral de Gestão e Infraestruturas da empresa Caminhos de Ferro Portugueses, E.P., e dos seus cerca de 2000 trabalhadores dessas áreas.

Em 22 de julho de 2008, o Decreto-Lei nº 141/2008 altera a denominação para Rede Ferroviária Nacional - REFER, EPE (Entidade Pública Empresarial) e introduz alterações aos seus estatutos, procedendo à sua republicação.

A REFER não podia, porém, explorar quaisquer serviços ferroviários, de forma a manter uma total isenção relativamente aos diversos operadores ferroviários, assegurando uma melhor harmonização com as iniciativas privadas nesta área.

A REFER estava sujeita à tutela dos ministros responsáveis pela área das finanças e pelo sector dos transportes.

Através do Decreto-Lei nº 91/2015, de 29 de maio, com efeitos a partir de 1 de junho de 2015, a REFER incorporou, por fusão, a Estradas de Portugal (EP), convertendo-se em sociedade anónima (S.A.) e passando a designar-se Infraestruturas de Portugal, S.A.. Poderá consultar as oportunidades em aberto na página oficial de recrutamento desta empresa ou alternativamente em pesquisando por "Infraestruturas de Portugal".


Funções que poderá exercer na área:
  • Assegurar o atendimento telefónico do Contact Center;
  • Interagir com o cliente no que respeita ao fornecimento de informação, esclarecimento de dúvidas, encaminhamento da situação e/ou reporte ao Órgão específico;
  • Interagir com os diferentes Órgãos da empresa;
  • Assegurar o bom relacionamento e a comunicação eficaz com os diferentes intervenientes tendo em atenção a qualidade do serviço que presta;
  • Assegurar os procedimentos de comando e controlo da circulação, assim como manobras dos comboios na estação e dependências, de acordo com as instruções recebidas, de forma a contribuir para o bom desempenho e segurança da circulação;
  • Coordenar as operações de manobras de comboios e a realização de itinerários nas estações e dependências;
  • Verificar as condições das instalações da estação garantindo o estado de conservação e limpeza, detetar anomalias e proceder à sua correção ou alteração ou alertar para o efeito, de forma a assegurar a segurança e conforto dos clientes;
  • Realizar as atividades diversas de apoio ao serviço das estações e dependências, nomeadamente as de manobras, “chefe de comboio” e outras contratualizadas com os operadores ferroviários;
  • Exercer funções de videovigilância e de informação ao público, no âmbito da manutenção da segurança das instalações e da informação a prestar aos clientes.

Perfil para algumas das vagas encontradas na área:
  • 12.º Ano de escolaridade;
  • Experiência mínima de um ano no atendimento em Contact Centers;
  • Domínio das técnicas de atendimento (acolhimento, escuta ativa, reformulação, despedida, etc.); 
  • Bons conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador, em especial Outlook, Word e Excel;
  • Boa comunicação oral em português e inglês;
  • Disponibilidade imediata (preferencial);

Oferecem em algumas das vagas encontradas na área:
  • Integração efetiva nos quadros da empresa;
  • Formação profissional contínua;
  • Benefícios sociais em vigor na empresa.


O setor rodo e ferroviário em Portugal é tutelado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, Secretaria de Estado das Infraestruturas. O modelo ferroviário português, inspirado na reforma do sector ferroviário preconizada pela União Europeia, compreende:

  • O responsável pela regulação, supervisão e desenvolvimento do sector, IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes;
  • O gestor de infraestruturas, Infraestruturas de Portugal;
  • Os operadores de transporte de passageiros e de mercadorias CP, Fertagus, Medway, Takargo. 


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