O único accionista desta empresa é o Estado Português e está sujeita à tutela dos ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e das Finanças.
A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) é a empresa pública que resulta da fusão entre a REFER, Rede Ferroviária Nacional, e a EP, Estradas de Portugal, empresas destinadas a gerir e administrar as infraestruturas ferroviárias e rodoviárias em Portugal, respetivamente.
Esta empresa trabalhava ainda nas seguintes vertentes:
- Gestão da Ponte 25 de Abril em articulação com a REFER e a Lusoponte;
- Concessionárias e subconcessionárias de infraestruturas rodoviárias;
- Limpa-neves nas estradas sujeitas a queda de neve e formação de gelo;
A Ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa rodoferroviária sobre o rio Tejo que liga a cidade de Lisboa (margem norte) à cidade de Almada (margem sul), em Portugal. A ponte atravessa o estuário do Tejo na parte final e mais estreita — o designado gargalo do Tejo.
A Ponte tem 2 277 metros de comprimento. Com um vão livre de 1 013 metros, a Ponte 25 de Abril é a 33.ª maior ponte suspensa do mundo. O tabuleiro superior alberga 6 vias rodoviárias (3 por sentido), enquanto que o tabuleiro inferior alberga duas linhas ferroviárias eletrificadas a 25 kv AC.
A Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP foi criada em 1997, pelo Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, como empresa pública responsável pela prestação do serviço público de gestão, renovação, construção e conservação da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional. Foi criada a partir da transferência para a REFER da Direcção Geral de Engenharia e Investimentos, da Divisão de Aprovisionamentos, e da Direcção Geral de Gestão e Infraestruturas da empresa Caminhos de Ferro Portugueses, E.P., e dos seus cerca de 2000 trabalhadores dessas áreas.
Em 22 de julho de 2008, o Decreto-Lei nº 141/2008 altera a denominação para Rede Ferroviária Nacional - REFER, EPE (Entidade Pública Empresarial) e introduz alterações aos seus estatutos, procedendo à sua republicação.
A REFER não podia, porém, explorar quaisquer serviços ferroviários, de forma a manter uma total isenção relativamente aos diversos operadores ferroviários, assegurando uma melhor harmonização com as iniciativas privadas nesta área.
A REFER estava sujeita à tutela dos ministros responsáveis pela área das finanças e pelo sector dos transportes.
Através do Decreto-Lei nº 91/2015, de 29 de maio, com efeitos a partir de 1 de junho de 2015, a REFER incorporou, por fusão, a Estradas de Portugal (EP), convertendo-se em sociedade anónima (S.A.) e passando a designar-se Infraestruturas de Portugal, S.A.. Poderá consultar as oportunidades em aberto na página oficial de recrutamento desta empresa ou alternativamente em
pesquisando por "Infraestruturas de Portugal".
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Funções que poderá exercer na área:
- Assegurar o atendimento telefónico do Contact Center;
- Interagir com o cliente no que respeita ao fornecimento de informação, esclarecimento de dúvidas, encaminhamento da situação e/ou reporte ao Órgão específico;
- Interagir com os diferentes Órgãos da empresa;
- Assegurar o bom relacionamento e a comunicação eficaz com os diferentes intervenientes tendo em atenção a qualidade do serviço que presta;
- Assegurar os procedimentos de comando e controlo da circulação, assim como manobras dos comboios na estação e dependências, de acordo com as instruções recebidas, de forma a contribuir para o bom desempenho e segurança da circulação;
- Coordenar as operações de manobras de comboios e a realização de itinerários nas estações e dependências;
- Verificar as condições das instalações da estação garantindo o estado de conservação e limpeza, detetar anomalias e proceder à sua correção ou alteração ou alertar para o efeito, de forma a assegurar a segurança e conforto dos clientes;
- Realizar as atividades diversas de apoio ao serviço das estações e dependências, nomeadamente as de manobras, “chefe de comboio” e outras contratualizadas com os operadores ferroviários;
- Exercer funções de videovigilância e de informação ao público, no âmbito da manutenção da segurança das instalações e da informação a prestar aos clientes.
Perfil para algumas das vagas encontradas na área:
- 12.º Ano de escolaridade;
- Experiência mínima de um ano no atendimento em Contact Centers;
- Domínio das técnicas de atendimento (acolhimento, escuta ativa, reformulação, despedida, etc.);
- Bons conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador, em especial Outlook, Word e Excel;
- Boa comunicação oral em português e inglês;
- Disponibilidade imediata (preferencial);
Oferecem em algumas das vagas encontradas na área:
- Integração efetiva nos quadros da empresa;
- Formação profissional contínua;
- Benefícios sociais em vigor na empresa.
O setor rodo e ferroviário em Portugal é tutelado pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, Secretaria de Estado das Infraestruturas. O modelo ferroviário português, inspirado na reforma do sector ferroviário preconizada pela União Europeia, compreende:
- O responsável pela regulação, supervisão e desenvolvimento do sector, IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes;
- O gestor de infraestruturas, Infraestruturas de Portugal;
- Os operadores de transporte de passageiros e de mercadorias CP, Fertagus, Medway, Takargo.