A Starbucks conta com mais de 20 mil lojas em todo o mundo e neste momento procura colaboradores.
O nome da empresa foi inspirado pela personagem Starbuck de um livro, assim como um campo de mineração no Monte Rainier, Starbo ou Storbo. Seu logotipo apresenta uma sereia com duas caudas. A empresa quase foi batizada "Cargo House", Terry Heckler, sócio e amigo de Gordon Bowker, comentou informalmente que palavras iniciadas com "st" tinham um certo poder. Bowker então começou uma lista de palavras começadas com estas letras. Outra pessoa então apareceu com um mapa das minas do Monte Rainier, onde havia uma cidade mineira chamada Starbo, o que fez Bowker lembrar do personagem Starbuck de Moby-Dick, livro de Herman Melville.
De acordo com o livro Dedique-se de coração: Como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara (Pour Your Heart Into It: How Starbucks Built a Company One Cup at a Time) de Howard Schultz, o nome da empresa tem origem em Moby Dick, no entanto não da forma direta como se pode presumir. Gordon Bowker gostou do nome "Pequod" (o barco do romance), mas seu colega Terry Heckler foi contra: "Ninguém vai beber um copo de Pee-quod" (no original: "No one's going to drink a cup of Pee-quod!", "pee" é uma gíria em inglês para urina) Heckler sugeriu então "Starbo". Após algumas discussões com as duas ideias, chegaram ao nome Starbuck.
O logotipo da empresa é uma sereia com duas caudas, mas com o passar dos anos o logo foi simplificado. Na primeira versão, a sereia exibia os seios e suas caudas eram totalmente visíveis. Na segunda versão, seus seios foram cobertos com cabelo, enquanto seu umbigo ainda podia ser visto parte das caudas foi eliminada. Na versão atual, os seios e o umbigo não são visíveis e das caudas restam apenas a se(c)ção final. O logo original ainda pode ser visto na loja em Pike Place Market e nas embalagens do blend de aniversário.
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Os grãos de café da Starbucks são torrados em uma dentre quatro unidades de torrefação, localizadas em Kent, Washington; York, Pennsylvania; Carson Valley, Nevada e Amsterdam, Países Baixos. Os grãos torrados são embalados após a torra em uma bolsa com uma válvula que permite aos grãos continuarem a emitir gases dentro da embalagem sem danificá-la.
Os grãos e, em alguns casos, café moído podem ser comprados em todas as lojas Starbucks e em alguns outros pontos de venda. No caso dos cafés em grão, o cliente pode solicitar que o mesmo seja moído conforme o método de preparação utilizado.
Na Starbucks há três tipos diferentes de torrefação, que pode ser clara, média ou escura. Quão mais escura a torrefação, mais forte o sabor do café. No Brasil, existe somente um café de torrefação clara, o Starbucks Willow Blend, que é um composto de grãos da América Latina com grãos da África Oriental. De torrefação média, são quatro as possibilidades de café: Brasil Blend, com grãos provenientes do Brasil; Colombia, com grãos provenientes da cordilheira dos Andes; Kenya, com grãos provenientes do Quênia; e o Pike Place Roast, com grãos provenientes de Seattle, Estados Unidos. De torrefação escura, também são quatro as possibilidades de café: Caffè Verona, com um mix de grãos da América Latina e da Indonésia; Decaf Komodo Dragon Blend, que é um mix de diversos cafés da Ásia e do Pacífico; Espresso Roast, que é um mix de grãos da América Latina com grãos da Ásia/Pacífico; e o Sumatra, com grãos da Ásia/Pacífico.