Clínicas e Hospitais Privados procuram pessoal nas mais diversas áreas

Novas oportunidades na área da saúde em Portugal.


A Saúde em Portugal caracteriza-se pela existência de um sistema de cuidados de saúde de elevada qualidade (classificado como o 9.º melhor da Europa e 12.º melhor do Mundo), permitindo ao país atingir boas posições em diversos índices de saúde.

À semelhança dos outros países da Eur-A, em Portugal a maioria da população morre através de doenças não-transmissíveis. A mortalidade devido a doenças cardiovasculares (DCV) é maior do que na Zona Euro, mas as suas duas principais componentes, a doença cardíaca e a doença cerebrovascular, mostram as tendências em relação inversa com a Eur-A, com a doença cerebrovascular sendo a maior causa de morte em Portugal (17%). Doze por cento da população morre de cãncer com menos frequência do que na Eur-A, mas não é diminui a taxa de mortalidade tão rapidamente como na Eur-A. O cancro é mais frequente entre as crianças, bem como entre as mulheres mais jovens, com idade inferior a 44 anos. Embora o câncer do pulmão (lentamente aumentando entre as mulheres) e o câncer da mama (diminuindo rapidamente) não afectem tanto, o câncer do colo do útero e da próstata são mais frequentes. Portugal tem a mais alta taxa de mortalidade por diabetes na Eur-A, com um aumento acentuado desde os finais da década de 1980.

Em Portugal, a taxa de mortalidade infantil caiu acentuadamente desde a década de 1980, quando 24 em cada 1000 recém-nascidos morriam no primeiro ano de vida. Agora, é cerca de 3 mortes por cada 1000 recém-nascidos. Esta melhoria deveu-se principalmente à diminuição da mortalidade neonatal, de 15,5 para 3,4 por cada 1000 nascidos vivos.

As pessoas são geralmente bem informadas sobre o seu estado de saúde, os efeitos positivos e negativos dos seus comportamentos em relação à sua saúde e a sua utilização dos serviços de saúde. Mas as percepções sobre a saúde podem diferir do que é administrativo e na análise baseada em dados que mostram os níveis de doença nas populações. Assim, os resultados de inquéritos baseados em autorreferência a nível do agregado familiar complementar, outros dados sobre estado de saúde e à utilização dos serviços. Apenas um terço dos adultos classificaram a sua saúde como boa ou muito boa em Portugal. Isto é menor do que nos países da Eur-A que elaboraram estes relatórios e reflecte a situação relativamente adversa do país em termos de mortalidade e morbidade.



Funções em algumas das oportunidades (Resumo Geral):
- Assegurar a prestação de cuidados de higiene e conforto (barba, pele, unhas, cabelo, boca, vestes) aos utentes, sob orientação do pessoal de enfermagem e outros técnicos de saúde, promovendo sempre que possível a sua autonomia;
- Assegurar o posicionamento dos utentes para prevenção de úlceras de pressão;
- Proceder à higiene e limpeza do interior dos quartos;
- Fazer as camas, mudar as roupas e arrumar os quartos;
- Apoiar os utentes no levantar e deitar na cama, na marcha, nas transferências e no wc;
- Colocar e retirar arrastadeiras, urinóis e fraldas nos casos indicados;
- Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respetivo, nomeadamente, preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
- Colaborar na alimentação a utentes dependentes;
- Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora da instituição;
- Ajudar nas tarefas de recolha de material para análise;
- Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
- Transportar e distribuir as balas de oxigénio e os materiais esterilizados pelos serviços de auxiliar de ação direta;
- Zelar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
- Colaborar na arrumação e distribuição de roupas lavadas e recolha de roupas sujas e suas entregas;
- Assegurar o serviço externo e interno de transporte de medicamentos e produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento dos serviços;
- Colaborar com os serviços do Cliente na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas atividades;
- Proceder à limpeza das macas nos respetivos locais de trabalho;
- Assegurar a manutenção das condições de higiene nos respetivos locais de trabalho. 
 

Condições em algumas oportunidades:

- Contrato;
- Remuneração acima da média do setor (920 euros + SA + Extra de turno);  
 

Compete ao auxiliar de ação médica desempenhar funções como acompanhamento e transporte do utente em macas, cadeiras de rodas ou a pé dentro e fora das salas de exame. Deve colaborar no apoio directo ao utente, lavar e preparar material a utilizar nas diferentes técnicas ou exames, preparar material para esterilização, colaborar na receção de material esteriliza e no seu acondicionamento, zelar pela manutenção desse material. O auxiliar de ação médica deve ainda proceder à receção e arrumação da roupa limpa, distribuir a roupa limpa dentro da unidade, assegurar o serviço de transporte de produtos de consumo, entre outros.

SO sistema de saúde em Portugal é caracterizado por três sistemas coexistentes: o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os regimes de seguro social de saúde especiais para determinadas profissões (subsistemas de saúde) e os seguros de saúde privados. O SNS oferece uma cobertura universal. Além disso, cerca de 25% da população é coberto por subsistemas de saúde, 10% em seguros privados e outros 7% em fundos mútuos. O Ministério da Saúde é responsável pelo desenvolvimento da política nacional de saúde, bem como pela gestão do SNS. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) é a entidade pública independente responsável pela regulação da atividade de todos os prestadores de saúde, sejam eles públicos, privados ou sociais. Pode consultar todas as vagas de emprego que existem para auxiliares de saúde, aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.