Os principais acionistas da Galp com participações qualificadas são: a Amorim Energia, B.V. com 38,34%, e a Parpública com 7%.
Amorim Energia B.V. é uma empresa portuguesa sediada em Amesterdão, Países Baixos. Amorim Energia B.V. opera como uma subsidiária da Amorim Investimentos e Participações.
O investidor Américo Amorim controla, direta ou indiretamente, 55% da Amorim Energia, outros 45% são controlado pela empresa offshore Esperanza Holding, propriedade da petrolífera estatal Sonangol e Isabel dos Santos, ambos de Angola.
Amorim Energia detém 33,34% do capital social da Galp Energia, a única operadora de petróleo e gás em Portugal.
A Parpública - Participações Públicas, SGPS, S.A. é uma sociedade gestora de participações sociais, do Estado Português, de capitais exclusivamente públicos, que atua em processos de empresas que estão a ser privatizadas e acompanha a reestruturação de empresas que tenham sido transferidas para a sua esfera; além disso, atua na gestão imobiliária e também na promoção de parcerias público-privadas em diversos sectores de atividade.
A Parpública foi criada em 2000 através de um decreto-lei, reorganizando sob forma empresarial a carteira de títulos do Estado e do património imobiliário público. A Parpública foi formada a partir da reestruturação da Partest, e teve, de início, o capital social de dois mil milhões Euros.
Requisitos em algumas das vagas:
- Disponibilidade/Assiduidade
- Auto - Organização
- Ambição
- Dinamismo
- habilitações literárias mínimas 9º ano
- Honestidadade
- Idade superior a 18 anos
- Boa apresentação
- Simpatia
- Postura comercial
- Sentido de responsabilidade e trabalho de equipa
Até ao final dos anos 30, Portugal era abastecido de produtos petrolíferos por várias empresas estrangeiras como a Shell, a Vaccum (que se viria a tornar a Vacuum-Socony e posteriormente Mobil) e a Atlantic.
Shell plc é uma empresa multinacional petrolífera britânica, que tem como principais atividades a refinação de petróleo e a extração de gás natural. Uma das chamadas "sete irmãs", a Royal Dutch Shell é a terceira maior companhia petrolífera e líder da indústria petroquímica e de energia solar no mundo, além de ser a maior multinacional do planeta em termos de receita. Pesquisas realizadas em 2019 mostram que a Royal Dutch Shell, com emissões de 31,95 bilhões de toneladas de equivalente CO₂ desde 1965, foi a empresa com a sétima maior emissão do mundo durante esse período. Poderá consultar as oportunidades de momento em aberto na página oficial de recrutamento, ou alternativamente em pesquisando por "GALP".