Última Hora - CP com novas oportunidades procura pessoal para as suas equipas

CP com novas oportunidades em aberto para reforçar as suas equipas.


Esta empresa foi criada em 11 de maio de 1860 pelo empresário espanhol José de Salamanca y Mayol com o nome de Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

 Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses foi a principal operadora do transporte ferroviário em Portugal. Fundada em 11 de Maio de 1860, pelo empresário espanhol José de Salamanca y Mayol, com o nome de Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, tendo alterado a sua designação após a Implantação da República Portuguesa, em 5 de Outubro de 1910. Na primeira metade do Século XX, passou por um processo de expansão, tendo assimilado várias empresas ferroviárias privadas, e os caminhos que ferro que tinham estado sob a gestão do Governo Português.

Em meados do Século XIX, a Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro em Portugal, que tinha sido contratada para construir uma ligação ferroviária entre Lisboa e Espanha, encontrava-se com dificuldades técnicas e financeiras, o que estava a atrasar o projecto consideravelmente; o empresário inglês Samuel Morton Peto, que se encontrava a dirigir as obras, foi encarregado de formar uma nova empresa, que substituísse a Companhia Peninsular, mas sem sucesso, tendo o seu contrato sido terminado em 6 de Junho de 1859.

Assim, o governo elaborou um novo contrato, em 30 de Julho, com o empresário espanhol José de Salamanca y Mayol, que formou a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, para construir a ligação ferroviária das Linhas do Norte e Leste; os estatutos desta empresa foram elaborados em 12 de Dezembro, e aprovados no dia 22 do mesmo mês, tendo a empresa sido formalmente constituída em 11 de Maio de 1860, embora o decreto que oficializou este acto só foi publicado em 20 de Junho.

Em 25 de Junho de 1865, a Companhia Real adquiriu os direitos de exploração da Linha do Norte a José de Salamanca; no dia 10 de Novembro, a escritura pública foi aprovada, e o troço já construído, entre Lisboa e Ponte da Asseca, passou para a Companhia.



Funções geralmente a exercer nesta área (Apanhado geral sumário de possíveis funções a exercer na área):
  • Executar a manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos tipos de instalações e circuitos elétricos e seus componentes, aparelhos elétricos, eletromecânicos e máquinas elétricas rotativas;
  • Executar a manutenção de material circulante ferroviário; montar, instalar, controlar, ensaiar, conservar e reparar instalações, aparelhos e equipamentos elétricos e eletrónicos e, em geral, aparelhos elétricos ou com componentes eletrónicos;
  • Manutenção ou reparação de material circulante ferroviário; para instalar, ensaiar, conservar e reparar diversos órgãos, detetar avarias, reparar, regular, afinar, ensaiar, montar e conservar vários tipos de máquinas, motores e outros conjuntos mecânicos do material circulante ferroviário, motor e rebocado;
  • Apoiar na definição estratégica, no planeamento, gestão e suporte das atividades de Inovação;
  • Monitorizar processos de inovação e consolidar informação dos mesmos;
  • Estabelecer métodos de colaboração e de influência junto de parceiros;
  • Acompanhar e integrar equipas de projetos de inovação internos e externos;
  • Coordenar processos de colaboração com parceiros e fornecedores (startups, incubadoras, …) externos afetos a projetos vigentes ou em novos projetos;
  • Identificar atividades e/ou projetos enquadráveis em oportunidades de financiamento parcial ou a fundo perdido;
  • Monitorizar diferentes fontes de informação relacionadas com inovação de produto/serviço, marketing, processos e organização bem como evoluções tecnológicas;
  • Resumir principais conclusões e impactos de tais fontes de informação, no sentido de espoletar discussões e ações junto dos agentes com as responsabilidades de gestão de inovação e implementação de transformações;
  • Propor e executar iniciativas para impulsionar a cultura de inovação.
  • Executar tarefas de natureza administrativa relacionadas com a gestão contratual, processamento salarial e controlo de assiduidade;
  • Verificar e assegurar o cumprimento das normas e procedimentos internos;
  • Colaborar na informação e resolução de questões laborais junto dos trabalhadores;
  • Proceder à atualização do “cadastro” dos trabalhadores no Sistema Informático e no arquivo de pessoal da empresa;
  • Exercer funções de apoio administrativo diverso.


Requisitos em algumas das vagas geralmente encontradas na área (Apanhado geral sumário de possíveis funções a exercer na área):
  • Formação profissional em Mecânica, Eletromecânica, Eletrotecnia, Mecatrónica, Eletrónica (nível III); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletrónica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas eletrónicos; Segurança e higiene no trabalho; Experiência profissional; Preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em eletromecânica (nível II); conhecimentos de trabalhos de desmontagem, recuperação e montagem de componentes, de desenho técnico ou de interpretação de esquemas elétricos; segurança e higiene no trabalho; experiência profissional; preferência a formação ao nível do 12º ano.
  • Formação profissional em mecanotecnia (nível II); conhecimento de trabalhos de desmontagem e montagem de equipamentos mecânicos, de recuperação e montagem de componentes e de desenho técnico; conhecimentos de pneumática; segurança e higiene no trabalho; dá-se preferência a quem possua habilitações ao nível do 12º ano ou equivalente e experiência profissional.
  • Grau académico de ensino superior nas áreas de Gestão de Empresas, Engenharias, Marketing, Ciências Sociais ou outras desde que relevantes para a área, concluído/a antes da data-limite de apresentação de candidaturas;
  • Experiência profissional na gestão de projetos de inovação e/ou implementação de Sistemas de Gestão de Inovação;
  • Disponibilidade para deslocações de curta duração.
  • Experiência na área de processamento salarial;
  • Experiência profissional em trabalho de natureza administrativa;
  • Conhecimentos de SAP e de Legislação laboral;
  • Conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador (Excel, Word).

Esta empresa foi profundamente modificada em 1997, quando lhe foi retirada a gestão das infra-estruturas (que foi entregue a uma nova entidade, a REFER), ficando a CP somente com a exploração dos serviços ferroviários.

A Rede Ferroviária Nacional - REFER, EP foi criada em 1997, pelo Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, como empresa pública responsável pela prestação do serviço público de gestão, renovação, construção e conservação da infra-estrutura integrante da rede ferroviária nacional. Foi criada a partir da transferência para a REFER da Direcção Geral de Engenharia e Investimentos, da Divisão de Aprovisionamentos, e da Direcção Geral de Gestão e Infraestruturas da empresa Caminhos de Ferro Portugueses, E.P., e dos seus cerca de 2000 trabalhadores dessas áreas.

Em 22 de julho de 2008, o Decreto-Lei nº 141/2008 altera a denominação para Rede Ferroviária Nacional - REFER, EPE (Entidade Pública Empresarial) e introduz alterações aos seus estatutos, procedendo à sua republicação.

O número de passageiros nos comboios de longo curso tem vindo a aumentar gradualmente. No ano de 2008, a empresa ferroviária portuguesa bateu um recorde de passageiros, no mês de Julho, e desde o mês de Maio desse ano, a empresa tem tido um aumento continuado da procura do serviço de longa distância. Mas a empresa está nos seus limites de oferta, necessitando com urgência de novos comboios para responder à procura. Poderá consultar todas as oportunidades no site oficial desta empresa, ou alternativamente aqui.


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