Oportunidades na área agrícola ainda por preencher embora alguns salários ultrapassem os 960€ - Última Hora

Novas oportunidades na área agrícola para vários níveis de escolaridade.


Com um passado predominantemente agrícola, atualmente e devido a todo o desenvolvimento que o país registou, a estrutura da economia baseia-se nos serviços e na indústria, que representam 67,8% e 28,2% do VAB.

A agricultura portuguesa está bem adaptada devido ao clima, relevo e solos favoráveis. Nas últimas décadas, intensificou-se a modernização agrícola, embora ainda cerca de 12% da população ativa trabalhe na agricultura. As oliveiras (4 000 km²), os vinhedos (3 750 km²), o trigo (3 000 km²) e o milho (2 680 km²) são produzidos em áreas bastante vastas. Os vinhos (especialmente o Vinho do Porto e o Vinho da Madeira) e azeites portugueses são bastante apreciados devido à sua qualidade. Portugal também é produtor de fruta de qualidade selecionada, nomeadamente as laranjas algarvias, a pêra-rocha da região Oeste, a cereja da Gardunha e a banana da Madeira. Outras produções são de horticultura ou floricultura, como a beterraba doce, óleo de girassol e tabaco.

A importância económica da pesca tem vindo a diminuir, empregando menos de 1% da população ativa. A diminuição das reservas de recursos piscatórios refletiu-se na redução da frota pesqueira portuguesa que, embora se tenha vindo a modernizar, ainda tem dificuldade em competir com outras frotas europeias. Apesar da reduzida extensão da plataforma continental portuguesa, existe alguma diversidade de espécies nas águas da ZEE de Portugal, uma das maiores da Europa. A frota portuguesa efetua captura em águas internacionais e nas ZEE de outros países. No seu todo, as espécies mais capturadas são a sardinha, o carapau, o polvo, o peixe-espada-preto, a cavala e o atum. Os portos com maior desembarque de pescado, em 2001, foram os de Matosinhos, Peniche, Olhão e Sesimbra.

A cortiça tem uma produção bastante significativa: em 2010, Portugal produzia 54% da cortiça produzida no mundo. Os recursos minerais mais significativos em Portugal são o cobre, o lítio (7), o volfrâmio (6), o estanho, o urânio, feldspatos (11), sal-gema, talco e mármore

A balança comercial de Portugal é, há muito, deficitária, com o valor das exportações a cobrir apenas 65% do valor das importações em 2006. As maiores exportações correspondem aos têxteis, vestuário, máquinas, material elétrico, veículos, equipamentos de transporte, calçado, couro, madeira, cortiça, papel, entre outras. O país importa principalmente produtos vindos da União Europeia: Espanha, Alemanha, França, Itália e Reino Unido.


Oferecem em algumas vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):
- Alojamento, 40 horas semanais e possibilidade de fazer mais horas extra a 9€/hora;
- Salário acima da média compatível com a função e resultados;
- Alojamento de acordo com os padrões da empresa, que incluem Internet 24/7
- Acesso a transporte para as deslocações necessárias
- Apoio administrativo no tratamento de todo o processo
- Contrato inicial de 6 meses, com possibilidade de ser prolongado 


Requisitos em algumas das oportunidades (Apanhado geral de oportunidades encontradas)

- Dinamismo e proatividade;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Facilidade de deslocação para o local de trabalho.
- Licenciatura ou Mestrado em Agronomia/Engenharia Agronómica ou similar;
- Conhecimentos de informática;
- Forte sentido de responsabilidade, dinamismo e proatividade;
- Gosto pelo trabalho em equipa;
- Assiduidade e pontualidade;
- Boa capacidade de planeamento e de gestão de tempo;
- Facilidade de trabalhar em ambiente multicultural. 



Funções em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):

- Manutenção do pomar;
- Apoiar o responsável de cultivo na gestão diária da cultura;
- Realizar tarefas de clonagem, condução das plantas e colheita;
- Acompanhar todas as fases de produção necessárias à manutenção do ciclo produtivo;
- Apoio à monitorização de pragas e doenças;
- Identificar estratégias para promover a melhoria contínua dos processos;
- Apoiar nas tarefas administrativas existentes.
- Tarefas inerentes ao ciclo produtivo dos frutos (poda, etc)
- Executar tarefas de manutenção da quinta;
- Limpeza dos terrenos de pomares e vinha;
- Trabalhos de horta;


A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo lavrador aplica se ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuária ou ambos. A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia. Poderá consultar as vagas aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.