Última Hora - RTP com novas oportunidades encontra-se a aceitar candidaturas até ao fim do mês

A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) com novos programas de estágio em aberto encontra-se a aceitar candidaturas.


A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) MHIH é uma empresa pública portuguesa que inclui estações de rádio e televisão públicas. Antes do ano de 2004, a Radiodifusão Portuguesa (RDP) e a Radiotelevisão Portuguesa (RTP), empresas públicas de rádio e televisão respetivamente, estavam separadas e eram entidades jurídicas independentes e distintas. Em 2004, foram reestruturadas e fundidas numa única empresa pública, prestadora do serviço público, a Rádio e Televisão de Portugal. Desde então, a sigla RTP passou a designar o grupo inteiro de Rádio e Televisão Públicas

Oficialmente, a Emissora Nacional de Radiodifusão, usualmente designada Emissora Nacional (EN), da qual a RDP é sucessora, foi fundada no dia 4 de Agosto de 1935, tendo iniciado as suas emissões regulares em 1 de Agosto. Contudo, o primeiro passo para a sua constituição foi dado em 1930, aquando de um decreto que criou, na dependência dos CTT, a Direção dos Serviços Radio elétricos, autorizando, em simultâneo, a aquisição dos primeiros emissores de onda média e onda curta em Portugal. Em 1932, entre Abril e Maio, realizaram-se as primeiras emissões experimentais em onda média e em 1934 o mesmo aconteceu relativamente à onda curta, que desde logo se assumiu como uma das vocações naturais da jovem estação emissora.

Em 1934, a sua capacidade de emissão era alargada para atingir a diáspora portuguesa. Data dessa altura o lançamento de um programa de referência - a Hora da Saudade - destinado aos emigrantes no continente americano e aos pescadores da frota bacalhoeira. Ainda no mesmo ano, os estúdios eram transferidos de Barcarena para a Rua do Quelhas, em pleno coração de Lisboa, onde se mantiveram até meados dos anos 1990. Nessa mesma rua, mas num outro edifício que outrora acolheu o histórico Rádio Clube Português, funcionava, até ao ano de 2007 o Museu da Rádio. Os estúdios de Barcarena em 1949 foram reutilizados para a realização das emissões do Programa B da Emissora Nacional, antecessora do canal Lisboa 2 da Emissora Nacional, do programa 2 da Emissora Nacional, da Rádio Cultura e da atual Antena 2.


Atividades a desenvolver (Apanhado Geral Sumário):
Sob orientação dos profissionais da área, o estagiário(a) irá:
  • Fazer reportagem, realizar peças e/ou diretos;
  • Apoiar a redação com entrevistas, gravação de sons e realização de peças de texto ou com sons gravados;
  • Acompanhar temas em desenvolvimento informativo para apoio às Equipas;
  • Editar sínteses informativas.
  • Acompanhar os produtores de canal, na realização das tarefas;
  • Acompanhar a gravação e edição de entrevistas;
  • Acompanhar as equipas de produção de programas de rádio. 
  • Sob coordenação do gestor do projeto, desenvolver propostas de campanhas de media digital
  • para as várias marcas e produtos;
  • Realização de design de formatos de social media, display advertising (rich media formats), campanhas omnicanais, sites, e-letters;
  • Acompanhar a execução e gestão de campanhas de marketing digital com os gestores de projeto;
  • Sob orientação, efetuar a medição e monotorização da performance das campanhas de marketing digital.


Perfil Pretendido (Apanhado Geral Sumário):
O candidato/a deverá integrar as seguintes características:
  • Licenciatura (Nível VI) em Jornalismo/ Comunicação Social; são também admissíveis licenciados em áreas como Direito, Economia e História, desde que tenham formação complementar na área do Jornalismo/Comunicação;
  • Boas capacidades interpessoais, boa cultura geral, proatividade e interesse pelos diversos temas da Informação;
  • Bons conhecimentos de inglês;
  • Elegibilidade para frequentar um estágio profissional ao abrigo do IEFP – Instituto de emprego e formação profissional. 
  • Licenciatura (Nível VI) em Ciências da Comunicação, Audiovisual e Multimédia, Cinema e Vídeo ou similares; 
  • Os candidatos devem, preferencialmente, possuir conhecimentos académicos ou experiência anterior na área da rádio; 
  • É de admitir a realização de testes de voz e de leitura antes da realização da seleção;
  • Bons conhecimentos em inglês 
  • São condições preferenciais a capacidade de trabalhar em equipa, ter uma atitude proativa e o conhecimento de ferramentas de edição de som 
  • Formação em Marketing Digital, Comunicação Multimédia, Design Gráfico ou web design;
  • Conhecimentos nas ferramentas da Adobe (Photoshop, Illustrator e Indesign), Figma;
  • Conhecimento em produção e edição de vídeo e fotografia (preferencial);
  • Forte sentido de responsabilidade;
  • Dinâmico, organizado, proativo e criativo;
  • São condições preferenciais a capacidade de trabalhar em equipa e ter uma atitude proativa;


Caso tenha interesse em fazer parte da equipa da RTP e pretenda integrar os quadros desta prestigiada empresa estatal portuguesa, pode confirmar com mais detalhe todas as vagas e oportunidades que neste momento se encontram em aberto, e ainda efetuar a sua candidatura no site oficial da RTP na secção de candidaturas - Programas de estágio.


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