Autarquias e Municípios procuram pessoal para integrar os seus quadros na Função Pública - Última Hora

Autarquias e Municípios com várias oportunidades em aberto.


As autarquias e municípios desempenham um papel fundamental no funcionamento do Estado em Portugal, sendo responsáveis pela gestão e administração local dos territórios. Constituídas por órgãos de poder eleitos pelos cidadãos, as autarquias e municípios têm como principal objetivo promover o desenvolvimento e o bem-estar das comunidades locais, garantindo a prestação de serviços públicos essenciais e a implementação de políticas que atendam às necessidades específicas de cada região.

Em Portugal, o poder local é exercido através dos municípios, que correspondem às unidades territoriais administrativas de maior dimensão, e das freguesias, que são as divisões territoriais de menor escala. Juntos, estes dois níveis formam a estrutura administrativa local do país, permitindo uma gestão mais próxima e eficiente dos recursos e das políticas públicas.

Cada município é composto por um conjunto de órgãos, que inclui a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia. A Câmara Municipal é o órgão executivo do município, responsável pela gestão quotidiana das atividades e políticas locais. A Assembleia Municipal, por sua vez, é o órgão deliberativo do município, composta por membros eleitos e pelos presidentes das Juntas de Freguesia, e tem como função principal fiscalizar e aprovar as decisões da Câmara Municipal.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (9º ano):

  • Conservação, manutenção, beneficiação e limpeza de espaços públicos; 
  • Conservação e manutenção dos edifícios públicos; 
  • Execução de pequenos trabalhos de eletricidade, carpintaria, trolha, serralharia e outros. 
  • Caiação ou pintura de muros e outros. 
  • Trabalhos inerentes a manutenção dos dois cemitérios da freguesia. 
  • Condução, utilização e manutenção de veículos, máquinas e equipamentos. 
  • Transporte e aplicação de diversos materiais. 
  • Cumprimento das regras de segurança. 
  • Gestão e conservação e manutenção de placas de toponímia. 
  • Outras conservações, manutenções e trabalhos essenciais ao bem-estar da população e de acordo com as possibilidades.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (12º ano):

  • Funções de grau de complexidade 2, desenvolvendo-se, essencialmente, pelos seguintes domínios: Desenvolver de forma integrada as atividades técnico-administrativas/financeiras e o funcionamento dos respetivos serviços tendo em conta os recursos existentes; 
  • Garantir o funcionamento dos serviços de apoio aos órgãos autárquicos; 
  • Proceder à organização dos sistemas de arquivo de documentação e providenciar pela sua atualização;
  •  Promover a execução das deliberações da Junta de Freguesia e contribuir para melhorar a eficácia e a eficiência dos respetivos serviços;
  • Exercer as demais funções que lhe sejam cometidas por despacho do Presidente da Junta.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Ensino Superior):

  • Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.

As autarquias e municípios estão encarregues de uma série de competências, que vão desde a gestão do urbanismo e ordenamento do território, passando pela educação, saúde, cultura, desporto, ambiente, proteção civil e segurança, até à promoção do desenvolvimento económico local. Para tal, as autarquias e municípios dispõem de recursos financeiros, como o orçamento municipal e as receitas provenientes de impostos locais, como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

A descentralização administrativa proporcionada pelas autarquias e municípios permite uma maior proximidade entre os cidadãos e os decisores políticos, o que facilita a identificação das necessidades locais e a implementação de soluções mais adequadas a cada realidade. Ao mesmo tempo, a autonomia local fomenta a participação cívica e a responsabilização dos eleitos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.

As ofertas estão disponíveis no portal do BEP (Bolsa de Emprego Público) que tem como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública. Esta ferramenta online facilita o utilizador para poder encontrar os diversos processos abertos.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.