Infantários e Creches procuram urgentemente pessoal para limpezas e outras funções - Última Hora

Infantários e Creches com várias oportunidades de momento em aberto.



Um infantário em Portugal, também conhecido como creche ou jardim de infância, é uma instituição educacional que atende crianças em idade pré-escolar, geralmente entre 3 e 5 anos, antes de ingressarem no Ensino Básico (1º ciclo). O objetivo principal do infantário é proporcionar cuidados, educação e socialização às crianças num ambiente seguro e estruturado.

As áreas em que um infantário atua abrangem a educação, promovendo o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças, introduzindo-as a conceitos básicos, como cores, formas, números e letras, e incentivando a curiosidade e o pensamento crítico. Também atuam no desenvolvimento social e emocional, ensinando as crianças a interagir com colegas e adultos, a compartilhar e a expressar suas emoções de forma adequada.

No que diz respeito ao desenvolvimento motor, as atividades físicas e lúdicas nos infantários ajudam a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a força das crianças. Além disso, estimulam a criatividade e expressão artística, oferecendo oportunidades para as crianças explorarem a música, a dança, o desenho e outras formas de expressão artística.

Os infantários também auxiliam no desenvolvimento da autonomia e rotina, ensinando as crianças a realizar tarefas simples, como vestir-se, comer e utilizar o banheiro de forma autónoma, e a seguir rotinas diárias. Por fim, os profissionais de um infantário garantem um ambiente seguro e cuidam das necessidades básicas das crianças, como alimentação, higiene e repouso.

O funcionamento dos infantários em Portugal é regulamentado e supervisionado pelo Ministério da Educação e pela Segurança Social.

Perfil obrigatório em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades encontradas):

Funções em algumas das vagas:

- Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;
- Auxílio na limpeza da cantina/refeitório;
- Arrumação de tabuleiros, loiça;
- Embalamento dos talheres;
- Higienização dos vegetais. 



Funções a exercer (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
  • Planear e desenvolver intervenção terapêutica transdisciplinar com crianças (3 aos 6 anos) com alterações da funcionalidade e/ou em situação de risco, em contexto comunitário (domicílio e equipamentos pré-escolar/escolar) em Lisboa;
  • Carga Horária: 27h semanais;

Requisitos e Perfil (Apanhado geral sumário de oportunidades na área - Ensino Superior):
  • Licenciatura em Terapia da Fala;
  • Experiência de intervenção com crianças (preferencial);
  • Carta de condução e disponibilidade de viatura própria para deslocações;
  • Domínio de competências ao nível de informática na ótica do utilizador;
  • Orientação para o cliente;
  • Competências na comunicação e relação interpessoal;
  • Facilidade de orientar intervenção terapêutica em contexto individual e de grupo, em domicílios e jardins-de-infância;
  • Capacidade de delegação e realização da intervenção centrada nas necessidades das famílias e envolvendo outros profissionais intervenientes.
  • Capacidade de adaptação e flexibilidade
  • Orientação para resultados e responsabilidade;


Oferta em algumas das vagas (Apanhado geral de oportunidades na área):
- Horário:08h00-16h00 (Com algumas pausas) dependendo da função;
- Remuneração compatível com a função (865€ a 1295€) dependendo do cargo;
- Possibilidade de integração em empresa internacional e em crescimento em Portugal.


Já uma creche, é uma instituição destinada a acolher e cuidar de crianças em idade pré-escolar, geralmente entre os 0 e os 3 anos. O principal objetivo das creches é garantir um ambiente seguro e estruturado para cuidar das necessidades básicas das crianças, como alimentação, higiene e repouso, enquanto seus pais ou responsáveis estão no trabalho ou ocupados com outras atividades.

As creches proporcionam uma variedade de atividades adaptadas à idade das crianças, focadas no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e motor. Através de brincadeiras e atividades lúdicas, as crianças aprendem a explorar o mundo à sua volta, a interagir com os colegas e a desenvolver habilidades motoras e linguísticas básicas.

Além disso, as creches também ajudam no desenvolvimento da autonomia das crianças, ensinando-as a realizar tarefas simples de forma independente e a seguir rotinas diárias.

Em Portugal, o funcionamento das creches é regulamentado e supervisionado pela Segurança Social, e em alguns casos, pelo Ministério da Educação. As creches podem ser públicas, privadas ou cooperativas, e algumas oferecem apoio financeiro às famílias, dependendo das suas condições socioeconómicas. Poderá consultar as oportunidades nos sites oficiais de cada instituição de momento a recrutar, ou alternativamente aqui.



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