Autoridade Tributária e Aduaneira encontra-se neste momento a procurar pessoal via procedimentos por mobilidade interna.
A Autoridade Tributária em Portugal (AT) é o órgão responsável pela administração e fiscalização dos impostos e outros tributos no país. Foi criada em 2008, a partir da fusão da Direção-Geral dos Impostos e da Direção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo.
As principais funções da Autoridade Tributária em Portugal incluem:
- Arrecadar os impostos e outros tributos, como o IVA, IRS, IRC, entre outros.
- Fiscalizar o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes, incluindo a realização de auditorias e inspeções.
- Aplicar sanções e multas em caso de infrações fiscais.
- Prestar apoio aos contribuintes no cumprimento das suas obrigações fiscais, incluindo a disponibilização de informações e orientações.
- Promover a justiça fiscal e a igualdade de tratamento entre os contribuintes.
A AT tem uma estrutura organizacional hierárquica, que inclui um Conselho Diretivo, várias Direções de Serviços e Delegações Regionais. Os seus funcionários são responsáveis por tratar dos assuntos fiscais de pessoas individuais e empresas. A AT tem um papel fundamental na gestão dos impostos e tributos, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes e promovendo a justiça fiscal no país.
Os impostos em Portugal são tributos obrigatórios que as pessoas e as empresas têm que pagar ao Estado, com o objetivo de financiar as despesas públicas e garantir o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, educação, segurança, entre outros, são cobrados pela Autoridade Tributária e os contribuintes têm a obrigação de cumprir as suas obrigações fiscais, nomeadamente pagar os impostos devidos e declarar os rendimentos e património de forma correta.
Existem outros impostos em Portugal, como o Imposto Especial de Consumo (IEC) sobre produtos como tabaco, álcool e combustíveis, e o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), aplicado sobre a compra e venda de imóveis.
Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas - 12º ano):
- Exercício de funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais, correspondentes ao conteúdo funcional de Assistente Técnico, no âmbito das competências da Alfândega Alfândega de Alverca.
Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas - Ensino Superior):
- Exercício de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e/ou científica, que fundamentam e preparam a decisão, correspondentes ao conteúdo funcional de Técnico Superior, no âmbito das competências da Alfandega do Aeroporto do Porto.
- Exercício de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e/ou científica, que fundamentam e preparam a decisão, correspondentes ao conteúdo funcional de Técnico Superior, no âmbito das competências da Alfândega de Alverca.
Mais informações e métodos de candidatura:
- Poderá consultar todas as informações respetivas às mesmas e concorrer na Bolsa de Emprego Público, alternativamente poderá consultar os procedimentos aqui.
O Ministério das Finanças (MF) é o departamento do Governo de Portugal que tem por missão definir e conduzir a política financeira do Estado e as políticas para a Administração Pública. Este ministério tem mantido quase sempre a mesma denominação, com exceção de alguns períodos limitados em que se chamou Ministério das Finanças e da Coordenação Económica (março-maio de 1974), Ministério da Coordenação Económica (maio-junho de 1974), Ministério das Finanças e do Plano (1980-1983) ou Ministério das Finanças e Administração Pública (2002-2011).