Instituições de Ensino Públicas procuram pessoal e alguns salários são acima da média

Novas oportunidades para exercer funções numa escola pública.



Trabalhar em escolas em Portugal pode ser uma experiência enriquecedora para quem gosta de lidar com crianças e jovens e tem vocação para a educação. Existem diversas oportunidades de trabalho, desde professores a auxiliares e funcionários administrativos.

Os professores têm como principal função ensinar e educar os alunos, sendo responsáveis por criar um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador. Já os auxiliares e funcionários administrativos, por sua vez, são fundamentais para o bom funcionamento da escola, garantindo a manutenção das instalações e auxiliando na organização de eventos e atividades.



Descrição sumária da atividade que poderá ser exercida na área (Apanhado Geral Sumário):
  • Ministrar formação; desenvolver e/ou adaptar conteúdos curriculares e programas; planificar a formação e definir planos de sessão; conceber e aplicar instrumentos de avaliação da formação; organizar e preparar equipamentos, ferramentas/utensílios, materiais e tecnologias de suporte às atividades formativas.
  • Funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão.
  • Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços.
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado.
  • Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores.
  • Alguns dos postos de trabalho a ocupar caraterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à carreira de assistente técnico, tais como funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços.


Para trabalhar em escolas em Portugal, é necessário possuir a qualificação adequada, que varia de acordo com a posição desejada. Para ser professor, é preciso ter uma licenciatura na área de ensino, enquanto para trabalhar como auxiliar ou funcionário administrativo, geralmente é suficiente o 9º ou o 12º ano.

Além da qualificação, é importante ter habilidades como boa comunicação, capacidade de trabalhar em equipa, organização e criatividade. Trabalhar em escolas pode ser desafiador, mas também pode ser muito gratificante, especialmente quando se tem a oportunidade de ver os alunos aprendendo e se desenvolvendo. Poderá consultar as oportunidades na Bolsa de Emprego Público.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.