IMT agora com oportunidades em aberto para quem tem o 12º ano ou ensino superior

IMT agora com vários concursos incluindo por mobilidade procura pessoal.



O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é uma entidade pública portuguesa que tem como missão regular e fiscalizar o setor dos transportes e da mobilidade. O IMT é responsável pela emissão de documentos como cartas de condução, matrículas de veículos, autorizações de transporte e certificados de aptidão profissional.

Trabalhar no IMT pode ser uma boa opção para quem tem interesse no setor dos transportes e mobilidade, pois oferece uma variedade de áreas de atuação. Alguns dos cargos disponíveis são inspetor de veículos, técnico de transportes, perito avaliador de veículos e atendimento ao público.

Para trabalhar no IMT é necessário ter formação superior na área ou experiência prévia em atividades relacionadas aos transportes e mobilidade. O conhecimento de línguas estrangeiras, como inglês, também é valorizado.


Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):
  • Separação e organização dos documentos de acordo com critérios e procedimentos definidos; Higienização da documentação (limpeza dos documentos); Execução de trabalhos de natureza técnica e administrativa. Perfil de competências: orientação para resultados; orientação para o serviço público, capacidade de organização e execução; rigor e empenho nas mais diversificadas tarefas ou projetos que lhe são distribuídos; otimização de recursos; conhecimentos especializados e experiência; responsabilidade e compromisso com o serviço; relacionamento interpessoal; tolerância à pressão e contrariedades; trabalho de equipa e cooperação; adaptação e melhoria contínua; iniciativa e autonomia.
  • Processamento e instrução de contraordenações; cobrança, conferência e arrecadação de valores; registo e tratamento informático dos dados e/ou processos atribuídos; registo e arquivo de expediente geral e atendimento telefónico. A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.

Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • Efetuar ações de fiscalização e inspetivas em todo o território de Portugal continental no âmbito das atividades, empresariais e profissionais, cuja regulamentação e fiscalização se insiram no âmbito das atribuições do IMT, I. P., e não sejam competência das demais direções de serviços; b) Colaborar em ações inspetivas conjuntas com outros serviços e organismos de inspeção; c) Na sequência de ações inspetivas e de fiscalização, proceder ao levantamento de autos de notícia e participações relativos às infrações verificadas, tipificadas nos regimes jurídicos das atividades sujeitas à jurisdição do IMT, I. P., ou em cláusulas de contratos e concessões; d) Instaurar e instruir processos de inquérito e de contraordenação e realizar todas as diligências necessárias à investigação do cumprimento das disposições legais, na sequência de autos, participações e queixas, oficiosamente ou por determinação superior; e) Proceder à execução das sanções, designadamente acessórias, que sejam aplicadas em sede de processos de contraordenação da competência do IMT, I. P.; f) Proceder à aplicação das medidas administrativas e de natureza cautelar previstas nos regimes jurídicos das atividades reguladas pelo IMT, I. P., colaborando internamente com os serviços; g) Proceder à apreensão de títulos habilitantes nos casos previstos na lei ou no âmbito da execução de sanções acessórias. h) Elaboração de informações e pareceres na área de competência desta unidade orgânica. A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.


Os colaboradores do IMT têm a oportunidade de contribuir para a segurança nas estradas e para o desenvolvimento de políticas públicas na área dos transportes. Além disso, o IMT oferece condições de trabalho vantajosas, como horários flexíveis e possibilidade de formação contínua.

Trabalhar no IMT pode ser desafiador, pois o setor dos transportes e mobilidade está sempre em evolução e é necessário estar atualizado com as novidades e mudanças. No entanto, a experiência pode ser enriquecedora e oferecer oportunidades de crescimento profissional. O IMT é uma instituição importante para o desenvolvimento do setor dos transportes e mobilidade em Portugal, e trabalhar lá pode ser uma boa opção para quem tem interesse em contribuir para essa área. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público.




Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.