Banco BPI: Novas oportunidades em aberto para integrar os seus quadros.

Oportunidades em aberto para fazer parte do banco BPI.


O Banco BPI é uma instituição financeira portuguesa com uma longa história e presença significativa em Portugal e em Angola. Fundado em 1981, o banco foi adquirido pelo grupo espanhol CaixaBank em 2017, tornando-se parte de uma das maiores instituições financeiras da Península Ibérica. Este banco oferece uma vasta gama de serviços bancários, incluindo depósitos, crédito pessoal e empresarial, investimentos, seguros e gestão de património. Além disso, possui uma vasta rede de agências em todo o país e uma plataforma de banca online para os seus clientes.


Descrição da função/Principais Responsabilidades em algumas das oportunidades:

Emitir opinião independente sobre proposta de alterações e efetuar validações recorrentes nos modelos IRB e IFRS9.

Acompanhar a implementação das recomendações e melhorias decididas para os modelos de risco e processos de atribuição de notações do Banco;

Emitir opinião sobre a qualidade dos dados dos modelos e respetiva adequação aos modelos em que são utilizados;

Emitir opinião sobre a respetiva utilização dos modelos no Banco;

Elaborar desafios (análise challenge) e análises benchmarking aos modelos do Banco;

Participar em inspeções aos modelos;

Implementar melhorias aos processos e metodologias de validação existentes.


Requisitos obrigatórios em algumas oportunidades:

Formação superior nas áreas de Econometria, Estatística, Matemática, Economia, Gestão de Informação, Informática ou similar;

Conhecimentos sobre sistemas de Rating e Scoring utilizados na concessão de crédito a empresas e particulares;

Conhecimentos sobre desenvolvimento ou validação de parâmetros de risco de crédito PD, LGD e CCF;

Experiência profissional mínima de 5 anos na área / atividade;

Competências de tratamento estatísticos e gestão de elevado volume de dados;

Competências na elaboração de relatórios analíticos e gráficos para apresentações internas e externas;

Fluência em inglês (oral e escrito);

Conhecimentos de MS Office 365, SAS e SQL.


O banco BPI oferece uma ampla gama de cargos, desde funções de apoio, como secretariado e gestão de documentos, até funções mais técnicas e especializadas, como análise financeira, gestão de risco, gestão de ativos, entre outras. Além disso, também podem existir oportunidades de carreira em cargos de liderança e gestão, como diretor de área, diretor de agência ou diretor de departamento.

O banco é conhecido por investir em iniciativas de responsabilidade social, tais como ações de solidariedade e a promoção de projetos culturais. Por exemplo, o BPI patrocina regularmente eventos culturais de grande porte, como o Festival Internacional de Teatro de Almada e o Festival de Jazz de Portalegre.

Embora tenha passado por algumas dificuldades financeiras no passado, o Banco BPI tem conseguido manter uma posição sólida no mercado bancário português. Desde a aquisição pelo CaixaBank, tem havido um esforço para modernizar a marca e adaptar os serviços bancários às novas necessidades dos clientes. O banco tem um forte compromisso em oferecer soluções financeiras inovadoras e adaptadas às necessidades dos seus clientes, bem como em promover o crescimento económico e a estabilidade financeira em Portugal. Poderá consultar as oportunidades no site oficial desta empresa.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.