IMT: Mais de uma dezenas de novas oportunidades do 12º ano ao ensino superior agora em aberto - Última Hora

IMT com novos concursos por mobilidade agora em aberto.



A Sede do IMT localiza-se em Lisboa. Esta cidade localizada na margem direita do estuário do Tejo, a 38º42' N e a 9º00' W, com altitude máxima na Serra de Monsanto (226 metros de altitude), Lisboa é a capital mais ocidental da Europa. Fica situada a oeste de Portugal, na costa do Oceano Atlântico. Os limites da cidade, ao contrário do que ocorre em grandes cidades, encontram-se bem delimitados dentro dos limites do perímetro histórico. Isto levou à criação de várias cidades ao redor de Lisboa, como Loures, Odivelas, Amadora e Oeiras, que são de facto parte do perímetro metropolitano de Lisboa. Mais recentemente, a sul do Tejo, mas pertencentes já ao distrito de Setúbal, Almada, Seixal e Barreiro são também casa para a expansão urbanística de Lisboa em particular após 1974, beneficiando da proximidade ao centro nevrálgico de Lisboa, embora com uma identidade claramente distinta da existente a norte do Tejo.

O centro histórico da cidade é composto por sete colinas, sendo algumas das ruas demasiado estreitas para permitir a passagem de veículos. A cidade serve-se de três funiculares e um elevador (Elevador de Santa Justa). A parte ocidental da cidade é ocupada pelo Parque Florestal de Monsanto, um dos maiores parques urbanos da Europa, com uma área de quase 10 km². Lisboa tem ganho terreno ao rio com sucessivos aterros, sobretudo a partir do século XIX. Esses aterros permitiram a criação de avenidas, a implantação de linhas de caminho-de-ferro e a construção de instalações portuárias e mesmo de novas urbanizações como o Parque das Nações e equipamentos como o Centro Cultural de Belém.


Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências: O descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e conforme a caraterização específica constante do mapa de pessoal do Instituto da Mobilidade e Transportes, I. P. designadamente: Separação e organização dos documentos de acordo com critérios e procedimentos definidos; Higienização da documentação (limpeza dos documentos); Execução de trabalhos de natureza técnica e administrativa. Perfil de competências: orientação para resultados; orientação para o serviço público, capacidade de organização e execução; rigor e empenho nas mais diversificadas tarefas ou projetos que lhe são distribuídos; otimização de recursos; conhecimentos especializados e experiência; responsabilidade e compromisso com o serviço; relacionamento interpessoal; tolerância à pressão e contrariedades; trabalho de equipa e cooperação; adaptação e melhoria contínua; iniciativa e autonomia.
  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências, conforme o descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo à LTFP, e a caracterização específica constante do mapa de pessoal do IMT, I.P. designadamente: prestação de informações ao público e aceitação de pedidos sobre as atividades de negócio do IMT, I.P., nomeadamente sobre a atividade de condutores, veículos, licenciamento, escolas de condução, autorização de transportes e profissionais de transporte; processamento e instrução de contraordenações; cobrança, conferência e arrecadação de valores; registo e tratamento informático dos dados e/ou processos atribuídos; registo e arquivo de expediente geral e atendimento telefónico. A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.

Funções a exercer em algumas oportunidades (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):
  • Caraterização do posto de trabalho de acordo com o respetivo perfil de competências: O descrito no anexo da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º e conforme caracterização no mapa de pessoal do IMT, I.P. Aos postos de trabalho a preencher correspondem as funções que decorrem do disposto no artigo 8.º dos Estatutos do IMT, I.P., aprovados em anexo à Portaria n.º 209/2015, de 16 de julho, nomeadamente as que se descrevem em seguida: a) Efetuar ações de fiscalização e inspetivas em todo o território de Portugal continental no âmbito das atividades, empresariais e profissionais, cuja regulamentação e fiscalização se insiram no âmbito das atribuições do IMT, I. P., e não sejam competência das demais direções de serviços; b) Colaborar em ações inspetivas conjuntas com outros serviços e organismos de inspeção; c) Na sequência de ações inspetivas e de fiscalização, proceder ao levantamento de autos de notícia e participações relativos às infrações verificadas, tipificadas nos regimes jurídicos das atividades sujeitas à jurisdição do IMT, I. P., ou em cláusulas de contratos e concessões; d) Instaurar e instruir processos de inquérito e de contraordenação e realizar todas as diligências necessárias à investigação do cumprimento das disposições legais, na sequência de autos, participações e queixas, oficiosamente ou por determinação superior; e) Proceder à execução das sanções, designadamente acessórias, que sejam aplicadas em sede de processos de contraordenação da competência do IMT, I. P.; f) Proceder à aplicação das medidas administrativas e de natureza cautelar previstas nos regimes jurídicos das atividades reguladas pelo IMT, I. P., colaborando internamente com os serviços; g) Proceder à apreensão de títulos habilitantes nos casos previstos na lei ou no âmbito da execução de sanções acessórias. h) Elaboração de informações e pareceres na área de competência desta unidade orgânica. A descrição das funções não prejudica a atribuição ao trabalhador de funções, não expressamente mencionadas, que lhe sejam afins ou funcionalmente ligadas, para as quais o trabalhador detenha qualificação profissional adequada e que não implique desvalorização profissional.


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é uma entidade pública portuguesa responsável pela regulação, supervisão e promoção da mobilidade e dos transportes em Portugal. Foi criado em 2012, pela fusão de três entidades: o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e o Instituto Nacional de Aviação Civil.

O IMT tem como missão promover a mobilidade de pessoas e bens de forma segura, eficiente e sustentável, garantindo a qualidade e a segurança dos serviços de transporte e a proteção dos utentes e do meio ambiente. Entre as suas principais atividades destacam-se:
Regulação e supervisão dos transportes: o IMT é responsável pela regulação e supervisão dos vários modos de transporte, incluindo o transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo.
Licenciamento de empresas e operadores de transporte: o IMT emite as licenças e autorizações necessárias para a operação de empresas e operadores de transporte.
Formação e certificação de profissionais de transporte: o IMT é responsável pela formação e certificação dos profissionais que operam nos diferentes modos de transporte.

Promoção da inovação e desenvolvimento do setor dos transportes: o IMT promove a inovação e o desenvolvimento do setor dos transportes, através do financiamento de projetos de investigação e desenvolvimento e da promoção de iniciativas de cooperação internacional.

O IMT é tutelado pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e é financiado através do Orçamento do Estado e de receitas próprias. A sua atuação tem um forte impacto na economia e no desenvolvimento do país, contribuindo para a melhoria da mobilidade, da competitividade e da coesão territorial de Portugal. Poderá consultar os procedimento em aberto em Bolsa de Emprego Público (BEP).


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.