Segurança Social: Procedimento concursal agora em aberto para quem tem o 12º ano

Instituto da Segurança Social, I.P. está agora com Procedimento Concursal para Constituição de Reserva de Orgão/Serviço em aberto.



A Segurança Social em Portugal é um sistema público que tem como objetivo garantir a proteção social dos cidadãos em várias fases da vida, como na doença, desemprego, velhice e pobreza. Este sistema é financiado por contribuições dos trabalhadores e empregadores, bem como por verbas do Estado.

A Segurança Social oferece várias prestações sociais, tais como subsídios de desemprego, subsídios de doença, pensões de reforma, subsídios de maternidade e paternidade, entre outros. Além disso, a Segurança Social também tem responsabilidades na área da proteção à criança e jovens em risco, através da intervenção de equipas multidisciplinares que trabalham em estreita colaboração com as entidades judiciais.


Caracterização dos Postos de Trabalho:
Aos postos de trabalho a ocupar corresponde o conteúdo funcional no anexo referido no nº 2 do artigo 88º da LTFP, na carreira e categoria de assistente técnico, com as especificidades da área de atuação enunciada no ponto 4 do presente aviso, designadamente: o exercício de funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, onde se inclui, também, funções de atendimento, com prestação de informações, orientação e encaminhamento ao público, agindo como facilitador da relação do cidadão-cliente com o sistema de Segurança Social; disponibilização, com rigor e objetividade, das informações que se revelem necessárias e adequadas às questões suscitadas; realização das funções de acordo com as exigências, critérios, padrões e prazos pré estabelecidos.

 

Os serviços da Segurança Social são disponibilizados em todo o território nacional, através de diversos serviços de atendimento presencial, bem como através da sua plataforma online, onde é possível realizar diversos pedidos e consultas relacionados com as prestações sociais.

A Segurança Social é um dos pilares do Estado Social em Portugal, juntamente com o Serviço Nacional de Saúde e a Educação Pública. O seu papel é fundamental na garantia da proteção social dos cidadãos, especialmente em tempos de crise e dificuldades económicas.

Trabalhar na Segurança Social em Portugal pode ser uma oportunidade para aqueles que procuram uma carreira no setor público e desejam ter um impacto positivo na vida dos cidadãos portugueses. A Segurança Social é uma instituição que presta serviços essenciais aos cidadãos, incluindo a gestão de prestações sociais, subsídios, pensões e apoios para famílias e pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Existem várias oportunidades de emprego na Segurança Social, desde assistentes técnicos, que prestam apoio administrativo, até técnicos superiores, que trabalham em áreas como a avaliação e gestão de políticas sociais. Os requisitos para cada posição podem variar, mas é comum ser exigido um nível mínimo de formação académica e conhecimento na área de atuação. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipa, ter boas habilidades de comunicação e ser sensível às necessidades dos outros são qualidades valorizadas pelos empregadores na Segurança Social. Os benefícios de trabalhar na Segurança Social incluem a estabilidade e segurança de emprego, a oportunidade de desenvolvimento profissional e a satisfação de contribuir para uma causa social importante.

    Como se candidatar:
    • Poderá consultar online todas as oportunidades em aberto e modos de candidatura na BEP (Bolsa de Emprego Público), ou alternativamente aqui.


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