Finanças: Oportunidades agora em aberto para quem tem o 12º ano ou superior.

Secretaria-Geral do Ministério das Finanças com novos concursos via mobilidade.



As Finanças, também conhecida como Autoridade Tributária e Aduaneira, é a entidade responsável pela gestão e administração dos impostos, aduaneira e política fiscal em Portugal. Tem como objetivo garantir a justiça fiscal, a equidade e a correta aplicação das leis tributárias.

O papel das Finanças vai além da cobrança de impostos. A entidade também desempenha um papel importante na promoção da educação fiscal, fornecendo informações e orientações aos contribuintes e empresas sobre as suas obrigações fiscais e direitos.

Trabalhar nas Finanças oferece uma variedade de oportunidades profissionais, desde inspetores tributários até técnicos especializados em áreas como contabilidade, fiscalidade e gestão financeira. Através de concursos públicos, os profissionais são selecionados com base em critérios de competência e experiência.



Caracterização do Posto de Trabalho (12º ano):
  • Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com grau de complexidade variáveis, essencialmente assegurar a recolha, a análise e a difusão da informação noticiosa escrita portuguesa e estrangeira sobre matérias de interesse para o Ministério; acompanhar a organização dos atos sociais dos membros do Governo e apoiar na preparação de reuniões e eventos; apoiar a organização, quer da estada de personalidades ou missões estrangeiras em visita ao País, quer da estada de delegações portuguesas no estrangeiro; prestar apoio aos órgãos de comunicação social nos termos que lhe forem superiormente determinados; participar na divulgação das atividades dos serviços do Ministério e nas restantes tarefas que sejam atribuídas à unidade Orgânica e atender sugestões, iniciativas e reclamações do público, prestando os necessários esclarecimentos ou promovendo o respetivo encaminhamento para os serviços e organismos responsáveis

Caracterização do Posto de Trabalho (Licenciatura):
  • Planear, elaborar, organizar e controlar ações de informação para estabelecer, manter e aperfeiçoar o conhecimento mútuo entre entidades ou grupos e o público com que estejam direta ou indiretamente relacionados; planear, participar e organizar reuniões e atos protocolares de membros do Governo e dos organismos do Ministério das Finanças;
  • Assegurar e organizar quer a estada de personalidades ou missões estrangeiras em visita ao País quer a estada de delegações portuguesas no estrangeiro; analisar e planear atividades no âmbito da responsabilidade social; prestar apoio aos órgãos de comunicação social nos termos que lhe forem superiormente determinados; recolher, analisar e difundir a informação noticiosa escrita portuguesa e estrangeira sobre matérias de interesse para o Ministério das Finanças; participar na divulgação das atividades dos serviços do Ministério e nas restantes tarefas que sejam atribuídas à unidade Orgânica;


Além disso, trabalhar nas Finanças proporciona estabilidade no emprego, benefícios sociais e oportunidades de progressão na carreira. Os colaboradores têm acesso a formação contínua para aprimorar suas competências e se manterem atualizados sobre as mudanças na legislação fiscal.

Trabalhar nas Finanças permite contribuir para a sustentabilidade das finanças públicas, garantir o cumprimento das obrigações fiscais e promover uma gestão eficiente e transparente dos recursos do país. Poderá consultar as oportunidades em Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.