Novos concursos na Função Pública do 12º ano ao ensino superior (Com ou sem experiência na área).

Novas oportunidades na função pública portuguesa.


A função pública é um setor importante em Portugal, composto por funcionários do Estado em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, finanças e justiça. Esses funcionários são responsáveis por prestar serviços públicos de qualidade à população, garantindo o cumprimento das políticas públicas e das leis.

Os empregos na função pública são regulamentados por um estatuto, que define as condições de trabalho, salários e progressão de carreira dos funcionários. O processo seletivo para ingresso na função pública geralmente envolve a realização de concursos públicos, que buscam selecionar os candidatos mais capacitados e aptos para desempenhar as funções requeridas. Poderá consultar as oportunidades em Diário da República, na Bolsa de Emprego Público, alternativamente poderá consultar os mais pertinentes aqui.


Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública (Ensino Superior) - Apanhado Geral:

  • Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.
  • Gestão da comunicação entre instituições do ensino superior e empresas interessadas no desenvolvimento de ações conjuntas e na contratação de diplomados;
  • Preparação do processo de decisão e execução das decisões superiores na área de relações com o exterior, nomeadamente no âmbito das ligações entre o IST, estudantes, docentes e empresas;


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.

Na função pública portuguesa, existem diversos cargos em diferentes áreas, tais como administração pública, saúde, educação, segurança pública, entre outras. Alguns exemplos incluem técnico superior, assistente técnico, assistente operacional, enfermeiro, professor, entre outros. Trabalhar na função pública pode ser uma opção atraente para aqueles que procuram estabilidade de emprego e boas condições de trabalho, bem como a possibilidade de contribuir para o bem-estar da sociedade em geral.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.