Juntas de Freguesia procuram pessoal para reforçar os seus quadros via dezenas de oportunidades.
Trabalhar em juntas de freguesia oferece a oportunidade de servir e apoiar diretamente a comunidade local. Como membro da junta de freguesia, terás a responsabilidade de representar os interesses dos residentes da freguesia, participar na tomada de decisões e desenvolver iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
As áreas de atuação podem variar, abrangendo desde serviços administrativos, gestão de projetos, atendimento ao público, organização de eventos comunitários, entre outras. Trabalhar em juntas de freguesia requer habilidades de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e conhecimento das necessidades da comunidade.
Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral Sumário):
- Pedreiro – A atribuição, competência ou atividades previstas no Mapa de Pessoal da Junta de Pessegueiro do Vouga, complementado pelas seguintes funções: Funções de natureza executiva, de carácter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis tais como: execução de obras de pequena dimensão visando manter, conservar e limpar determinados troços de estrada, passeios e estacionamentos; compor bermas e desobstruir aquedutos, mantendo, assim as boas condições de escoamento das águas pluviais; arranjo de pavimentos e lancis, nomeadamente alteamento ou rebaixamento em zonas de passadeiras e acesso a edifícios; construção de muros, caixas de sumidouros de águas pluviais e bases de abrigos rodoviários, proceder à reparação e manutenção da sinalização viária e colocação de placas de toponímia, complementadas por tarefas que visam a conservação e manutenção dos espaços públicos (limpeza de vias, parques de lazer, espaços ajardinados, valetas, sargetas, sumidouros e coletores pluviais) e outras tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos ou serviços, podendo comportar esforço físico, nomeadamente: opera diversos instrumentos necessários à realização das tarefas inerentes à função, que podem ser manuais ou mecânicos. Responsabilidade pelos equipamentos, manuais ou mecânicos, sob sua guarda e pela correta utilização, procedendo quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos; exercer as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei ou por despacho superior.
Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral Sumário - 12º ano ou Ensino Superior):
- Colaborar na elaboração dos documentos de prestação de contas; Acompanhar e garantir a execução financeira do orçamento e tratar a informação contida no sistema contabilístico; Assegurar o cumprimento das normas de contabilidade pública e garantir a sua regulamentação e aplicação; Verificar as condições legais para a realização das despesas e proceder ao respetivo compromisso; Colaborar na prestação de informação às várias entidades externas, no âmbito contabilístico; Apresentar relatórios de ocorrência, sempre que tal se verifique, por incumprimento de normas legais ou regulamentares; Criar, organizar e instruir todos os processos de empreitadas de obras públicas e aquisição de bens e serviços da freguesia; Elaborar peças procedimentais, cadernos de encargos, convite e anúncios, com base nas componentes técnicas que lhe forem entregues; Desempenhar as funções de Gestor de Procedimento na Plataforma Eletrónica de compras públicas; Disponibilizar informação detalhada sobre cada processo de empreitada, identificando a natureza da obra, data e valor dos contratos, para efeitos de inventariação e contabilização, respetivamente, o património; Funções de organização e classificação dos recursos humanos; Exercer as demais funções, no âmbito das suas atribuições, que lhe sejam solicitadas e estejam no âmbito das suas qualificações.
Requisitos gerais para algumas vagas na área (Apanhado Geral Sumário):
- Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
- Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
- Disponibilidade imediata;
- Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
- Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.
Em juntas de freguesia, podem-se encontrar diversas oportunidades, como presidente de junta, secretário, tesoureiro, técnicos administrativos, assistentes operacionais, entre outros. Estes cargos desempenham funções relacionadas à gestão administrativa, apoio à comunidade, manutenção de espaços públicos e desenvolvimento de projetos locais.
Além disso, é importante ter um bom conhecimento das leis e regulamentos relacionados com as competências da junta de freguesia. O trabalho em juntas de freguesia proporciona uma oportunidade única de estar envolvido no desenvolvimento e no bem-estar da comunidade, contribuindo para o fortalecimento do sentido de pertença e identidade local. É uma experiência enriquecedora e gratificante para aqueles que desejam fazer a diferença a nível local. As ofertas estão disponíveis no portal do BEP (Bolsa de Emprego Público) que tem como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública. Alternativamente poderá consultar as oportunidades aqui.