Ministério da Educação encontra-se neste momento com várias oportunidades em aberto.
O Ministério da Educação é uma instituição governamental que tem como responsabilidade principal definir e implementar políticas e programas educacionais em Portugal. Ele desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema educacional do país, abrangendo desde a educação pré-escolar até o ensino superior.
Entre as suas funções, o Ministério da Educação é responsável por garantir a igualdade de acesso à educação, promover a qualidade do ensino, supervisionar as escolas e definir os currículos e programas de estudo. Além disso, também é responsável pela formação e valorização dos profissionais da educação.
Caracterização do posto em algumas oportunidades que geralmente são encontradas na área:
- Desempenhar as funções constantes do anexo à Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, referido no n.º 2 do artigo 88º daquele diploma legal, ao qual corresponde o grau 2 de complexidade funcional.
- Funções de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação dos órgãos e serviços, nomeadamente funções de secretariado, expediente e apoio à Divisão Administrativa, Patrimonial e Orçamental (DAPO).
- Analisar requisitos e realizar os estudos de suporte às decisões de implementação de processos, workflow e sistemas e à especificação e contratação de equipamentos, tecnologias e serviços e elaborar, sempre que necessário, os respetivos cadernos de encargos para aquisição de bens ou serviços no domínio das TIC; Assegurar a gestão de projetos na área de desenvolvimento de sistemas de informação (plataformas tecnológicas, aplicações web, aplicações mobile, entre outros); Apoiar na organização e na disponibilização dos recursos informacionais e definir as normas de acesso e níveis de confidencialidade da informação; Apoiar na definição e desenvolvimento das medidas necessárias à segurança e integridade da informação e na especificação das normas de segurança e de proteção de dados pessoais, em articulação com o Encarregado de Proteção de Dados; Colaborar na divulgação de normas de utilização e promover a formação e o apoio a utilizadores sobre os equipamentos e tecnologias da informação e comunicação instalados; Preencher e submeter pedidos de parecer prévio à AMA, relativos à aquisição de bens e à prestação de serviços no domínio das TIC na Administração Pública.
O Ministério da Educação atua em parceria com outras entidades educacionais, como as escolas, os agrupamentos escolares, os conselhos municipais de educação e as instituições de ensino superior, buscando estabelecer uma cooperação para o desenvolvimento do setor educacional.
Ao promover uma educação inclusiva e de qualidade, o Ministério da Educação desempenha um papel fundamental na formação dos cidadãos portugueses, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e económico do país.
No Ministério da Educação, podemos encontrar cargos como secretário de Estado da Educação, diretor-geral da Educação, diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, inspetor-geral da Educação, entre outros. Esses cargos desempenham funções estratégicas e de supervisão para o desenvolvimento e implementação das políticas educacionais. As ofertas estão disponíveis no portal do BEP (Bolsa de Emprego Público) que tem como objetivo construir-se como uma base de informação que permita simplificar e dar mais transparência aos variados processos de recrutamento da administração pública.