Administração Pública procura pessoal com ou sem experiência em alguns casos para iniciar de imediato.

Concursos em aberto para Funções Públicas e em alguns casos não é necessária experiência na área para concorrer.


A Administração Pública Portuguesa é um conjunto de órgãos e entidades que têm como objetivo garantir o funcionamento do Estado e prestar serviços públicos à população. É composta por ministérios, secretarias de Estado, direções-gerais, institutos, autarquias locais, entre outros organismos.

A sua missão é assegurar o cumprimento das políticas públicas, promover o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento do país. A Administração Pública desempenha um papel fundamental na implementação e execução das leis, na gestão dos recursos públicos, na regulação de setores estratégicos e na prestação de serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e justiça.


Funções a exercer em alguns dos procedimentos na área :

    ÁREA 1 - PROSPETIVA E PLANEAMENTO
      - Elaborar e promover análises e estudos, nomeadamente prospetivos, sobre temáticas económicas, sociais ou ambientais, inclusive em articulação com outras áreas governativas;
      - Desenvolver ferramentas, modelos e processos, recorrendo a diferentes metodologias de suporte à decisão no âmbito do planeamento e políticas públicas e sua disseminação na Administração Pública.

            ÁREA 2 - MONITORIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
              - Acompanhar e monitorizar a execução das medidas de política e respetivas metas associadas às prioridades estratégicas definidas pelo Governo, bem como das prioridades estratégicas nacionais de natureza transversal;
              - Contribuir para a sistematização, a elaboração e a difusão de orientações relativas à monitorização.

                    ÁREA 3 - AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
                      - Promover a avaliação de medidas de políticas públicas e de instrumentos de planeamento focada, em particular, nos seus efeitos e resultados, contribuindo para um melhor conhecimento sobre a eficácia e a eficiência dos recursos envolvidos;
                      - Contribuir para a elaboração, sistematização e difusão de estudos e orientações relativas à avaliação de políticas.

                            ÁREA 4 - AVALIAÇÃO DO IMPACTO LEGISLATIVO
                              - Análise de legislação na perspetiva de determinação dos respetivos impactos económicos e sociais;
                              - Promover a capacitação em matéria de avaliação de políticas e de impacto legislativo, nomeadamente junto dos organismos, serviços e áreas governativas.

                                    ÁREA 5 - ESTUDOS E ANÁLISES
                                      - Elaborar e promover análises e estudos, nomeadamente sobre temáticas económicas, sociais ou ambientais, inclusive em articulação com outras áreas governativas;
                                      - Acompanhamento e/ou coordenação de projetos, incluindo facilitação e mediação de processos participativos.

                                            ÁREA 6 - CONTRATAÇÃO PÚBLICA
                                              - Assegurar a correção das peças procedimentais bem como acompanhar a tramitação dos processos de contratação pública;
                                              - Interagir com as diferentes áreas e gestores de projeto, dinamizando e diligenciando todas as fases do processo no âmbito das compras;
                                              - Elaborar os respetivos relatórios e participar na construção da estrutura de suporte e acompanhamento da atividade contratualizada, apoiando os gestores de contrato na devida execução e antecipação de prazos, riscos e previsão de tesouraria.

                                                  Candidaturas e mais informações:

                                                  • Poderá encontrar a lista de procedimentos agora em aberto na BEP, ou alternativamente aqui.

                                                  Trabalhar na Administração Pública exige competências técnicas, capacidade de gestão, espírito de serviço público e respeito pelos princípios da transparência, imparcialidade e eficiência. Na Administração Pública Portuguesa podem ser encontrados diversos cargos, tais como técnicos superiores, juristas, economistas, gestores, assistentes administrativos, agentes de execução, técnicos de informática, entre outros. É uma oportunidade de contribuir para o interesse público e para o desenvolvimento do país.


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