Finanças está a procurar pessoal para integrar os seus quadros do 12º ano a ensino superior.

Novos concursos em aberto desde mobilidade até Cargos de Direção.


A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) é um organismo público em Portugal responsável pela administração e fiscalização dos impostos, bem como pelo controlo aduaneiro e combate à fraude fiscal.

A AT desempenha um papel crucial na arrecadação de receitas fiscais para o Estado, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais por parte dos contribuintes. É responsável pela cobrança de impostos como o IRS, o IRC, o IVA e outros.

Além disso, a AT desempenha também um papel importante no controlo aduaneiro, garantindo o cumprimento das regras e regulamentos no comércio internacional, facilitando as trocas comerciais e combatendo a fraude aduaneira.


Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas  - 12º ano):
  • Articular com a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (ESPAP, I.P.) e com o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER) a realização de projetos/atividades nas áreas de responsabilidade da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças (SGMF), assegurar a gestão da rede local e dos recursos tecnológicos que lhe estejam afetos;
  • Assegurar o apoio às unidades da SGMF e à área governativa das finanças na gestão e operacionalização dos recursos informáticos que lhes estejam afetos; 
  • Assegurar o estudo e implantação de aplicações e a adoção de soluções informáticas, garantindo a sua compatibilidade e eficiência; 
  • Estudar e apresentar medidas de simplificação e racionalização dos processos, procedimentos e circuitos administrativos, fomentando, nomeadamente, o recurso às tecnologias de informação e comunicações, com vista a uma maior eficácia na prestação de serviços;

Caracterização dos Postos de Trabalho (Apanhado geral das oportunidades encontradas - Ensino Superior):
  • Cargo de Chefe de Divisão de Tributação e Cobrança (DTC) da Direção de Finanças de Setúbal, cargo de direção intermédia de 2º grau, no âmbito das competências previstas no artigo 36º, da Portaria nº 320-A/2011, alterada e republicada em anexo à Portaria nº 155/2018, de 29 de maio.
  • Cargo de Chefe de Divisão de Inspeção Tributária III (DIT III) da Direção de Finanças de Setúbal, cargo de direção intermédia de 2º grau, no âmbito das competências previstas no artigo 36º, da Portaria nº 320-A/2011, alterada e republicada em anexo à Portaria nº 155/2018, de 29 de maio.


Requisitos Gerais: (Apanhado geral de oportunidades encontradas) 
  • Competência técnica e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo na área do cargo a prover;
  • Experiência e formação profissional na área funcional do cargo a prover.

Remuneração: 
  • 2725,17 EUR

Suplemento Mensal: 
  • 203,08 EUR

Através dos seus serviços e plataformas online, a AT disponibiliza aos contribuintes informações, formulários e serviços para facilitar a entrega das declarações fiscais e o cumprimento das obrigações fiscais.

Na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), existem diversos cargos, tais como inspetores tributários, técnicos superiores, juristas, administrativos e assistentes técnicos. Cada um desempenha funções específicas relacionadas com a administração fiscal, controlo aduaneiro, cobrança de impostos e outras.

A Autoridade Tributária e Aduaneira desempenha, assim, um papel fundamental na promoção da justiça fiscal, no combate à evasão fiscal e na garantia da arrecadação de receitas essenciais para o funcionamento do Estado e o desenvolvimento do país. Poderá consultar todas as oportunidades em bolsa de emprego público, ou alternativamente aqui.




Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.