Novas oportunidades na Função Pública para entrar já em Junho com ou sem experiência na área.

As oportunidades na função pública portuguesa podem ser consultadas na BEP.


A função pública portuguesa desempenha um papel essencial na prestação de serviços aos cidadãos e na administração do Estado. É composta por diversos organismos e entidades que oferecem uma variedade de cargos em diferentes áreas de atuação, como saúde, educação, justiça, finanças e segurança.

Uma das formas de acesso à função pública é através da Bolsa de Emprego Público (BEP). A BEP é uma plataforma online que permite aos candidatos consultar e candidatar-se a oportunidades de emprego na Administração Pública. Ela centraliza a divulgação de concursos públicos, facilitando o acesso à informação sobre os requisitos, procedimentos e prazos de candidatura. Alternativamente poderá consultar os concursos em aberto mais relevantes aqui.


Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública (Ensino Superior) - Apanhado Geral:

  • Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.
  • Gestão da comunicação entre instituições do ensino superior e empresas interessadas no desenvolvimento de ações conjuntas e na contratação de diplomados;
  • Preparação do processo de decisão e execução das decisões superiores na área de relações com o exterior, nomeadamente no âmbito das ligações entre o IST, estudantes, docentes e empresas;


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.

A função pública oferece estabilidade, segurança e oportunidades de desenvolvimento profissional. Os funcionários públicos têm acesso a benefícios como remuneração atrativa, progressão na carreira, formação contínua e um conjunto de direitos e garantias.

No entanto, o ingresso na função pública requer a aprovação em concursos públicos, que avaliam os conhecimentos, competências e aptidões dos candidatos. É necessário cumprir os requisitos específicos de cada cargo e demonstrar capacidade para desempenhar as funções de forma eficiente e ética, contribuindo para o bem-estar da sociedade e o funcionamento adequado do Estado.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.