Novos concursos Externos na Função Pública e condições oferecidas são muito acima da média.

Novas oportunidades para integrar a função pública em várias áreas.


A função pública portuguesa é composta por um conjunto de profissionais que desempenham um papel vital no funcionamento do Estado e na prestação de serviços essenciais à população. Os funcionários públicos têm a missão de servir o interesse público, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar do país.

Trabalhar na função pública oferece estabilidade e segurança profissional, com contratos permanentes que garantem uma continuidade no emprego. Na função pública portuguesa, existem diversos cargos, tais como: técnico superior, assistente técnico, assistente operacional, inspetor, administrador público, técnico de informática, enfermeiro, professor, jurista, contabilista, entre outros Além disso, os funcionários públicos têm a oportunidade de progredir na carreira, sendo valorizados pelo seu desempenho e dedicação.


Algumas das funções geralmente encontradas para exercer na área pública (Ensino Superior) - Apanhado Geral:

  • Área de Administração Pública ou Administração Pública e Ordenamento do Território/Políticas do Território - Preveem funções de natureza executiva, de aplicação e métodos e processos, com base em diretivas bem definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade, nas áreas de atuação comuns e instrumentais e nos vários domínios de atuação da Junta de Freguesia, às quais corresponde o grau dois de complexidade funcional, nomeadamente na gestão de projetos e no desenvolvimento de novos procedimentos.
  • Gestão da comunicação entre instituições do ensino superior e empresas interessadas no desenvolvimento de ações conjuntas e na contratação de diplomados;
  • Preparação do processo de decisão e execução das decisões superiores na área de relações com o exterior, nomeadamente no âmbito das ligações entre o IST, estudantes, docentes e empresas;
  • Apoiar os estudantes, docentes ou investigadores na procura de parceiros empresariais para as suas iniciativas;
  • Gestão do portal de emprego do IST;
  • Execução do programa de desenvolvimento de carreiras dos estudantes;
  • Formalização e acompanhamento de estágios de curta duração de estudantes em empresas;
  • Coordenação das atividades de clubes e núcleos de estudantes;
  • Organização de visitas de empresas ao IST;
  • Apoiar a organização e gestão das aquisições e comunicações da unidade orgânica.
  • Funções Consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica e ou científica, que fundamentam e preparam a decisão.
  • Elaboração, autonomamente ou em grupo, de pareceres e projetos, com diversos graus de complexidade, e execução de outras atividades de apoio geral ou especializado nas áreas de atuação comuns, instrumentais e operativas dos órgãos e serviços. 
  • Funções exercidas com responsabilidade e autonomia técnica, ainda que com enquadramento superior qualificado. 
  • Representação do órgão ou serviço em assuntos da sua especialidade, tomando opções de índole técnica, enquadradas por diretivas ou orientações superiores”, às quais corresponde o grau de complexidade de nível 3.


Requisitos para algumas vagas que geralmente podem ser encontradas na função pública (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.


A função pública portuguesa também proporciona benefícios sociais, como um sistema abrangente de proteção social, seguro de saúde e outros benefícios adicionais. Os funcionários têm acesso a programas de formação contínua, que incentivam o desenvolvimento profissional e a atualização de conhecimentos.

Trabalhar na função pública é uma forma de contribuir para o bem comum e para o progresso da sociedade. As funções desempenhadas têm um impacto direto na vida dos cidadãos, seja na educação, saúde, justiça ou administração pública. É uma oportunidade de fazer a diferença e servir o interesse coletivo, com um sentido de responsabilidade e dedicação. Poderá consultar todas as oportunidades na BEP, ou alternativamente aqui.







Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.