Juntas de Freguesia com mais de 60 oportunidades agora em aberto para novos colaboradores.

Juntas de Freguesia encontram-se a procurar pessoal para os seus quadros


As juntas de freguesia têm um papel relevante na gestão e administração das localidades em Portugal. São entidades autárquicas de âmbito local que representam e servem a população da freguesia.

Entre as suas atribuições encontram-se a promoção do bem-estar e desenvolvimento da comunidade, a prestação de serviços públicos e a gestão dos recursos locais. As juntas de freguesia têm como objetivo satisfazer as necessidades dos seus habitantes, disponibilizando infraestruturas, equipamentos e serviços essenciais, como limpeza urbana, manutenção de espaços públicos, apoio social, cultura e desporto.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário):

  • Funções de natureza executiva, de caráter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas gerais bem definidas e com graus de complexidade variáveis; a execução de tarefas de apoio elementares, indispensáveis ao funcionamento dos órgãos e serviços, podendo comportar esforço físico; responsabilidade pelos equipamentos sob sua guarda e pela sua correta utilização, procedendo, quando necessário, à manutenção e reparação dos mesmos.
  • Serviços gerais - assegura a limpeza e conservação das instalações; colabora eventualmente nos trabalhos auxiliares de montagem, desmontagem e conservação de equipamentos; auxilia a execução de cargas e descargas; realiza tarefas de arrumação e distribuição; executa outras tarefas simples, não especificas, de caracter manual e exigindo principalmente esforços físicos e conhecimentos práticos.


Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário - 12º ano):

  • Funções gerais: de natureza executiva, de aplicação de métodos e processos, com base em diretivas definidas e instruções gerais, de grau médio de complexidade;
  • Funções específicas: Planificar, coordenar e/ou desenvolver, em conjunto com a equipa técnica, atividades de animação sociocultural e sociocomunitária, de carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional e na comunidade; fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade; elaborar relatórios periódicos das atividades, com conjunto com a equipa técnica; Dar apoio nas ações e tarefas do Gabinete de Ação Social da entidade; executar as tarefas enquadradas no conteúdo funcional da carreira/categoria em questão; exercer as demais funções que lhe sejam atribuídas por lei ou por despacho superior. Na área da comunicação - recolha e tratamento de imagem/fotografia referente a eventos da freguesia, obras em curso ou outros que se revelem necessários fazer cobertura, recorrendo a várias técnicas e registos de fotografia e tendo presente a dimensão criativa de trabalho; comunicação digital; produção de conteúdos multimédia; colaboração nas publicações das páginas da autarquia nas redes sociais.


Requisitos para algumas vagas na área (Apanhado Geral):

  • Autonomia, motivação, capacidade de organização e responsabilidade;
  • Capacidade de inter-relacionamento pessoal;
  • Disponibilidade imediata;
  • Não é permitida a substituição da habilitação académica exigida por formação ou experiência profissional.
  • Os candidatos possuidores de habilitações literárias obtidas em país estrangeiro deverão apresentar, em simultâneo com o documento comprovativo das suas habilitações, o correspondente documento de reconhecimento de habilitações estrangeiras previsto pela legislação portuguesa aplicável.


Para cumprir estas funções, as juntas de freguesia contam com um corpo de funcionários, que inclui o presidente da junta, secretários, tesoureiros, técnicos administrativos, pessoal de apoio e outros profissionais. Cada junta de freguesia possui a sua própria estrutura organizacional e distribuição de cargos, de acordo com as suas necessidades e recursos disponíveis. As juntas de freguesia desempenham um papel fundamental na governação local, representando os interesses dos cidadãos e contribuindo para o desenvolvimento e qualidade de vida das comunidades onde se inserem. Poderá consultar todas as oportunidades em Bolsa de Emprego Público, ou alternativamente aqui.






Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.