Espaço do Cidadão com novas oportunidades para tem o 12º ano agora em aberto.

Espaço do Cidadão agora com novas oportunidades  em aberto.



O Espaço do Cidadão é uma iniciativa governamental que visa facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos essenciais. Trata-se de um local físico ou virtual onde os cidadãos podem obter informações, realizar trâmites e receber atendimento personalizado de diferentes entidades governamentais.

O objetivo principal do Espaço do Cidadão é centralizar e simplificar os processos burocráticos, proporcionando aos cidadãos uma experiência mais eficiente e conveniente. Nesse espaço, é possível obter serviços como solicitação de documentos, informações sobre programas sociais, acesso a serviços de saúde, orientação sobre direitos e deveres, entre outros.

O Espaço do Cidadão também busca promover a inclusão digital, disponibilizando recursos tecnológicos para auxiliar os cidadãos no acesso aos serviços online. Por meio de computadores, internet e equipe capacitada, o espaço oferece suporte para pessoas com menos familiaridade com a tecnologia.



Caracterização do posto em algumas oportunidades (12º ano de escolaridade):
  • Para exercício de funções no Espaço do Cidadão: para efetuar atendimento sobre os serviços públicos e privados de acordo com as entidades disponíveis no respetivo Espaço do Cidadão, considerando o Protocolo celebrado entre a Junta de Freguesia de Famalicão da Serra e a AMA;
  • Apoiar o cidadão na utilização dos serviços eletrónicos da administração pública com acesso ou não do cartão do cidadão; 
  • Informar o cidadão dos requisitos necessários para realização dos serviços disponíveis no balcão;
  • Prestar esclarecimentos e todo o apoio necessário à boa compreensão e conhecimento dos serviços prestados;
  • Consultar, com a regularidade necessária, os sites das entidades disponíveis no balcão, por forma a atualizar-se sobre as informações relacionadas com os serviços prestados; 
  • Garantir que o posto/balcão se encontre operacional para a prestação dos diferentes serviços disponíveis no balcão, nomeadamente a disponibilização dos recursos de economato e operacionalização do hardware disponibilizado e garantir a pontualidade de abertura do balcão.


A implementação do Espaço do Cidadão demonstra um esforço do governo em tornar a administração pública mais acessível e transparente, reduzindo a burocracia e facilitando a vida dos cidadãos. É uma iniciativa que valoriza a participação ativa da população na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde os direitos e necessidades dos cidadãos são priorizados. Poderá consultar todas as oportunidades na Bolsa de Emprego Público.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.