Direção-Geral do Ensino Superior procura pessoal a partir do 12º ano para os seus quadros.

DGES divulgou a abertura de novos concursos por mobilidade interna nos seus quadros.


A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) em Portugal é um organismo estatal responsável pela coordenação e supervisão do ensino superior no país. A DGES desempenha um papel fundamental na gestão e monitorização das instituições de ensino superior, promovendo a qualidade, a equidade e a excelência académica.

As principais atribuições da DGES incluem a regulação e organização dos concursos nacionais de acesso ao ensino superior, a emissão de diplomas e certificados, a gestão de programas de apoio financeiro aos estudantes e a promoção de políticas de internacionalização e cooperação no ensino superior.


Caracterização do Posto de Trabalho (12º Ano de escolaridade):

  • Exercício de funções na área de gestão de aprovisionamento e património da Divisão de Apoio Técnico e Administrativo, designadamente:
  • Assegurar a gestão centralizada de bens e serviços, colaborando no levantamento e agregação de necessidades;
  • Assegurar a verificação, controlo e atualização de stocks;
  • Atualização de informação nas bases de dados específicas e reportes externos;
  • Assegurar a gestão da comunicação no âmbito do aprovisionamento, designadamente, junto de fornecedores;
  • Gestão de contratos.


Caracterização do Posto de Trabalho (Licenciatura):

  • Exercício de funções na área da Contabilidade, designadamente:
  • Preparar a proposta de Orçamento Anual;
  • Assegurar as fases da despesa em Contabilidade Orçamental;
  • Assegurar os diversos registos contabilísticos em SNC-AP, garantindo a adoção das disposições legais associadas;
  • Elaborar propostas de alterações orçamentais;
  • Elaborar relatórios de Execução Orçamental e outros reportes;
  • Monitorizar a execução financeira dos projetos e candidaturas associadas;
  • Elaborar os reportes mensais referentes aos Fundos Disponíveis e à Previsão Mensal de Execução (PME);
  • Efetuar as reconciliações bancárias;
  • Preparar os documentos de Prestações de contas;
  • Elaborar pareceres e informações técnicas com autonomia e responsabilidade.


A DGES ainda tem um papel relevante na definição de políticas e estratégias para o desenvolvimento do ensino superior em Portugal, trabalhando em estreita colaboração com as instituições de ensino e outras entidades relacionadas.

A DGES desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e da excelência do ensino superior em Portugal, contribuindo para a formação de cidadãos qualificados e competentes, bem como para o desenvolvimento do país no contexto internacional. Através da sua atuação, a DGES promove o acesso, a equidade e a qualidade no ensino superior, contribuindo para o fortalecimento do sistema educacional do país. Poderá consultar toda a informação na BEP ou alternativamente consultar os concursos aqui.





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