Juntas de Freguesia encontram-se a procurar novos colaboradores para os seus quadros.
As Juntas de Freguesia desempenham um papel fundamental na administração local de Portugal. Elas são órgãos autárquicos responsáveis pela gestão das questões que afetam diretamente as freguesias, as unidades territoriais mais pequenas do país. Cada uma das mais de 3.000 freguesias em Portugal possui a sua Junta de Freguesia, tornando estas instituições amplamente distribuídas em todo o território.
Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário):
- Funções executivas de natureza manual ou mecânica, orientadas por diretrizes gerais bem definidas e com níveis variados de complexidade. Isso inclui a realização de tarefas de apoio elementares essenciais para o funcionamento de órgãos e serviços, que podem envolver esforço físico. Também abrange a responsabilidade pela manutenção, reparo e uso adequado dos equipamentos sob sua responsabilidade.
Algumas das funções geralmente a exercer na área (Apanhado geral sumário - 12º ano):
- Planear, coordenar e/ou desenvolver atividades de animação sociocultural e sociocomunitária, com carácter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, tanto em contextos institucionais como na comunidade. Fomentar a interação entre diversos intervenientes da comunidade. Elaborar periodicamente relatórios das atividades, em colaboração com a equipa técnica. Apoiar nas ações e tarefas do Gabinete de Ação Social da entidade. Executar as tarefas estabelecidas no âmbito da carreira/categoria em questão. Desempenhar outras funções atribuídas por lei ou por despacho superior.
As Juntas de Freguesia têm um leque variado de responsabilidades, incluindo a manutenção e melhoria das infraestruturas locais, como estradas, praças e parques, a gestão de equipamentos públicos, como escolas e centros de saúde, e a promoção de eventos culturais e desportivos.