IMT agora com dezenas concursos em aberto para quem tem o 12º ano ou superior.

Com novos concursos por mobilidade interna, IMT procura. pessoal.


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) é uma entidade pública em Portugal que desempenha um papel crucial na regulação e supervisão do setor dos transportes no país. Fundado em 2012, o IMT tem como missão promover a mobilidade sustentável, segura e eficiente em todas as suas formas.


Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - 12º ano):

  • Caracterização do posto de trabalho de acordo com os respetivos perfis de competências, conforme o descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º do anexo à LTFP, e a caracterização específica constante do mapa de pessoal do IMT, I.P. designadamente: prestação de informações ao público e aceitação de pedidos sobre as atividades de negócio do IMT, I.P., nomeadamente sobre a atividade de condutores, veículos, licenciamento, escolas de condução, autorização de transportes e profissionais de transporte; 
  • Registo e arquivo de expediente geral e atendimento telefónico.


Funções a exercer em algumas oportunidades geralmente encontradas na área (Apanhado Geral Sumário - Ensino Superior):

  • Atribuição e cancelamento de matrícula de veículos: 
  • Proceder à análise documental dos pedidos para verificação do cumprimento da regulamentação em vigor; 
  • Proceder à execução da inspeção técnica para confirmação das características do veículo no âmbito do processo de atribuição de matrícula;


O IMT é responsável pela regulação e fiscalização de diversos modos de transporte, incluindo rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo. Isso abrange desde a regulamentação de veículos e condutores até a gestão de infraestruturas de transportes. Poderá consultar as oportunidades na BEP ou alternativamente aqui.



Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.