Função Pública abriu novos concursos externos para quem tem do 12º ano ao ensino superior.

Função pública encontra-se com vários concursos externos agora em aberto na BEP.


A função pública em Portugal desempenha um papel fundamental na prestação de serviços essenciais à população e na gestão dos interesses do Estado. Esta área abrange um vasto leque de profissões e competências, desde administrativos e técnicos superiores a profissionais de saúde e educadores. Uma das formas de ingressar na função pública é através de concursos externos, que permitem a entrada de novos talentos e competências para fortalecer e dinamizar os quadros de pessoal.

Os concursos externos na função pública são processos seletivos abertos a todos os cidadãos que reúnam os requisitos exigidos para cada cargo ou carreira. Estes concursos são uma oportunidade para profissionais qualificados de diversas áreas se candidatarem a vagas existentes em organismos e serviços da administração pública central, regional e local.


Funções a exercer em alguns dos concursos (Apanhado geral sumário de ofertas geralmente encontradas na área):
  • Manter os registos individuais dos colaboradores atualizados.
  • Criar documentos internos, comunicações, declarações e outros relacionados à gestão de recursos humanos.
  • Responsabilidades de organização e manutenção de arquivos.
  • Preparar, temperar e cozinhar alimentos destinados às refeições.

Os concursos externos são geralmente divulgados através de avisos publicados em Diário da República e nos websites dos organismos responsáveis pela sua realização, como é o caso da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e dos diferentes ministérios e entidades públicas. Nestes avisos são especificadas as condições de acesso, os requisitos de admissão, o perfil exigido para o cargo, entre outras informações.

Os concursos externos podem abranger diversas áreas de atuação, tais como administração pública, saúde, educação, justiça, finanças, entre outras. Cada concurso define as especificidades do cargo ou carreira a que se destina, bem como os critérios de avaliação dos candidatos, que podem incluir provas de conhecimentos, avaliação curricular, entrevistas e outros métodos de seleção.





Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.