Finanças está a procurar pessoal do 12º ano ao ensino superior nos seus quadros da função pública.

Novos concursos agora em aberto nas Finanças.


As Finanças são um setor crucial para o funcionamento do país, responsável pela gestão dos recursos financeiros e pela garantia da eficiência e transparência na administração pública. Com a crescente complexidade das operações financeiras e a necessidade de modernização e adaptação às novas tecnologias, as Finanças estão constantemente em busca de profissionais qualificados para integrar as suas equipas.

Atualmente, as Finanças estão a recrutar para diversas áreas e níveis de qualificação, desde cargos de direção até técnicos superiores e assistentes técnicos. Estas oportunidades de emprego abrangem diferentes distritos do país, proporcionando aos candidatos a possibilidade de integrarem uma instituição fundamental para o desenvolvimento económico e social de Portugal.


Descrição do Cargo em alguns concursos geralmente encontrados na área (Apanhado gera sumário de vários concursos geralmente encontrados na área):
  • Exercer, no âmbito da administração financeira do Estado, a auditoria e o controlo estratégico nos domínios orçamental, económico, financeiro e patrimonial, com especial incidência no domínio do Controlo Financeiro Empresarial;
  • Prestar e assegurar a qualidade do Apoio Técnico especializado à tutela;
  • Assegurar a qualidade técnica do trabalho realizado sob a sua direção, tendo em conta os referenciais, os documentos e normas legais e técnicas aplicáveis;

Outros Requisitos (Apanhado gera sumário de vários concursos geralmente encontrados na área):
  • Experiência de direção ou chefia na área de competência do cargo a prover;
  • Conhecimentos e experiência em auditoria e controlo financeiro;
  • Experiência em funções de representação institucional;
  • Possuir aptidão para o exercício do cargo, nomeadamente capacidade de análise crítica e de decisão, de planeamento e organização, orientação para resultados, otimização e motivação dos recursos, liderança, iniciativa, gestão das pessoas e relacionamento interpessoal.

Entre as vagas disponíveis, destacam-se procedimentos concursais para cargos de direção, tanto de direção intermédia de 1º grau como de 2º grau, na Autoridade Tributária e Aduaneira, com data limite para candidatura até 28 de fevereiro de 2024. Estas posições requerem licenciatura e representam uma oportunidade para profissionais com experiência e capacidade de liderança contribuírem para a definição e implementação das políticas fiscais do país.

Além disso, há também oportunidades de mobilidade interna para técnicos superiores e assistentes técnicos em diversos organismos das Finanças, como a Direção-Geral do Orçamento e a Secretaria-Geral do Ministério das Finanças, com habilitações literárias desde o ensino secundário até à licenciatura. Estas vagas permitem aos funcionários públicos interessados mudarem de local de trabalho dentro da mesma área de atuação, promovendo a valorização e o desenvolvimento profissional. Poderá consultar a oferta na BEP, ou alternativamente aqui.


Partilhe para ajudar quem precisa!

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

IMPORTANTE: Todas as informações presentes neste anúncio são verdadeiras à data da publicação do anúncio. Informamos que as mesmas podem ter sofrido alterações.